Os três golos acabaram por disfarçar a coisa, mas o último clássico disputado entre Porto e Sporting estabeleceu um recorde da época, entre as principais Ligas europeias. Não pelos remates, mas sim… pelas faltas.

Ao todo foram assinaladas 54 faltas, 28 cometidas pelos “dragões” e 26 pelos “leões”. O “feito” atira o último jogo “grande” da Liga NOS para o primeiro lugar da lista dos jogos mais faltosos nas seis principais Ligas do velho continente, incluindo Inglaterra, Espanha, Itália, França, Alemanha e Portugal.
Este “top” acaba por confirmar algo que muitos já desconfiavam: a Liga portuguesa é aquela onde mais vezes se apita para falta, mais precisamente 16,6 vezes por equipa, a cada jogo, longe da média mais próxima, a alemã com 14,6.
Em jeito de curiosidade fica o registo histórico: Soares (6 faltas cometidas) pelo Porto e Zeegelar (5) pelo Sporting foram os maiores “obreiros” deste recorde, com o brasileiro a acrescentar a curiosidade se ter estado envolvido num total de 14 das infracções cometidas, oito delas tendo o avançado como “vítima”.