Porto 🆚 Tondela | Dragão leva Supertaça em noite de TareMITO

-

O Porto não se mostrou muito na pré-temporada. Provavelmente Sérgio Conceição não gosta muito de abrir o jogo na preparação, preferindo o foco no treino, no Olival, aos holofotes e transmissões de verão.

A receita parece dar frutos, a julgar pela forma como os “dragões” arrumaram o Tondela na decisão da Supertaça, com (muito) maior facilidade do que o haviam feito na final da Taça de Portugal. Taremi bisou e foi o Melhor em Campo, tal como já havia sucedido em Maio mas desta feita também encantou… testando os limites do algoritmo do nosso Antunes. Que arranque do iraniano.

TareMITO manda abaixo muro da Mauritânia

Os “dragões” entraram forte e foi bem cedo que foram oferecendo motivos, em forma de remates enquadrados, para destacar o guardião Babacar Niasse como figura da partida. O mauritaniano chegaria ao intervalo com dois golos encaixados mas ainda assim com oito defesas, todas a remates enquadrados e cinco delas à “queima-roupa”, o que diz tudo sobre a sobrecarga a que foi submetido pelo ataque portista.

A resistência auriverde, de mãos dadas com o desperdício portista (duas ocasiões flagrantes perdidas por Evanilson) chegaria ao fim aos 30 minutos, quando o inevitável Taremi desbloqueou o impasse, a passe de Evanilson. O brasileiro, até então perdulário, faria o segundo logo a seguir (33′), redimindo-se das perdidas anteriores. Os números do descanso ilustravam bem o que havia sido a primeira parte, que pareceu opor todo o Porto a… apenas Niasse.

A segunda parte foi mais calma, com um pouco mais de Tondela mas insuficiente para colorir sequer o marcador. Niasse não voltaria a somar qualquer defesa pois os “dragões” somaram apenas um remate enquadrado… que deu golo, mais um, e de Mehdi Taremi pois claro. O triunfo estava selado, sem discussão, numa noite em que os portistas puderam também constatar que Danny Loader quer fazer “loading” nas opções de Sérgio Conceição para esta temporada.

[ A saída de bola do Porto passou quase sempre por Pepe, com sequência para João Mário ou Uribe ]

MVP GoalPoint: Medhi Taremi 👑

O que dizer da exibição de Mehdi Taremi. Os golos podem não ter impressionado pela beleza ou dificuldade mas a sua “folha de serviço” mostra o quanto trabalhou, e bem, para facilitar a conquista portista. Apareceu a desbloquear o marcador aos 30 minutos, já após o duplo desperdício de Evanilson e soltou-se para uma noite de muito trabalho e qualidade. Somou cinco remates, três deles enquadrados, fez dois passes para finalização, ambos para ocasiões flagrantes, ofereceu quatro passes aproximativos e soube posicionar-se de modo a receber outros 10, finalizou três dos cinco dribles que tentou e terminou com 12 acções na área do Tondela. Ah e ainda desarmou dois adversários e interceptou passes de outros dois. Para irritar ainda mais os haters terminou sem qualquer falta cometida… ou sofrida. A jogar assim até mete Medhi.

Outros Ratings 🔺🔻

Destaques do FC Porto:

João Mário 7.3

Não será muito falado mas fez um jogão. É verdade que não participou directamente nos golos mas foi o segundo dragão com mais acções de jogo (84), a seguir a Uribe, oferecendo dois passes para finalização, 10 passes aproximativos e concluindo três dribles em seis. Já se sabia que era bom, só nos quis relembrar.

Mateus Uribe 6.8

Foi o pêndulo do jogo portista, com 104 acções. Destacou-se sobretudo no passe longo, entregando 12 nos 15 que tentou, um registo muito acima da média. Liderou em recuperações de bola (10) mas isso não admira ninguém.

Pepe 6.7

O “jovem” central arranca a época fresco que nem uma alface. O jogo começou quase sempre nos seus pés, não admirando que tenha terminado com 68 passes certos, atrás apenas de Uribe (76). Não teve muito trabalho mas quando teve lá estava, no sítio certo, somando cinco acções defensivas.

Pepê 6.7

Gémeo no rating e quase no nome, Pepê assistiu um dos golos portistas e perdeu apenas 10 das 49 posses que teve. Faltou rematar para brilhar ainda mais pois quando driblou também cumpriu (2/3).

Evanilson 6.5

Jogou apenas os primeiros 45 minutos (saiu por lesão) mas o suficiente para somar um golo e uma assistência. O seu rating apenas não é mais generoso porque desperdiçou duas ocasiões flagrantes, ainda antes de Taremi desbloquear o marcador.

Marcano 6.3

Alguns adeptos (já) não gostam dele mas o espanhol também cumpriu e bem, nomeadamente numa velha qualidade, o jogo aéreo. Foi aliás o jogador com mais duelos aéreos ofensivos disputados (5) e ganhos (4).

Marchesín 6.3

Será a despedida? A confirmar-se foi bem conseguida. É verdade que o seu homólogo teve muito mais trabalho mas sempre que foi chamado a intervir o argentino relembrou o porquê de muitos adeptos ainda o olharem como o melhor guardião portista, pese a qualidade demonstrada por Diogo Costa. Somou três defesas, uma saída a soco e ainda dois lançamentos longos eficazes.

Danny Loader 5.8

Aproveitou muito bem a oportunidade apesar do rating dizer que não. Terminou como o mais rematador do jogo e apenas a falta de pontaria (e uma ocasião flagrante desperdiçada) evitaram uma exibição ainda mais interessante para a análise do mister.

Destaques do Tondela:

Babacar Niasse 7.4

Terminou com o segundo melhor rating mesmo sofrendo três golos, o que diz tudo sobre a sua exibição e o que evitou. Somou oito defesas, todas na primeira parte e todas a remates já dentro da sua área, cinco deles à queima-roupa. Adiou o inevitável, antes e depois de Taremi abrir a contagem. A sua exibição terá feito pensar alguns adeptos auriverdes sobre o que poderia ter sucedido, caso o guardião mauritaniano tivesse tido mais oportunidades na época passada.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.