Porto 🆚 Vitória SC | Exuberante Díaz em jogo de alta rotação

-

o FC Porto conquistou três valiosos pontos – antes de uma jornada que vai ter dérbi de Lisboa entre Benfica e Sporting – na recepção a um Vitória de Guimarães que deu muita luta, até ver-se reduzido a dez unidades. O 2-1 final reflecte uma partida intensa, espectacular, em especial na primeira parte, enquanto a segunda foi de maior domínio e controlo dos acontecimentos por parte dos “dragões”. Marcus Edwards, de penálti, abriu o activo, o extraordinário Luis Díaz empatou e Evanilson fixou o resultado final.

GoalPoint-Porto-Vitoria-SC-Liga-Bwin-202122-Ratings
Clique para ampliar

Intenso e emocionante

Que grande primeira parte no Dragão. O Porto teve, compreensivelmente, mais bola e atacou mais, mas o Vitória conseguiu empatar não só o resultado a uma bola, como em remates, com seis para cada lado, dois enquadrados. Marcus Edwards abriu a contagem aos 36 minutos, de penálti a castigar uma falta de Zaidu sobre o inglês. Respondeu Luis Díaz dois minutos volvidos, com um golo espectacular, o seu 10º na Liga, num remate colocado ao ângulo superior. Já antes, Bruno Duarte havia desperdiçado um lance de 0,54 Expected Goals, e em cima do intervalo, Mehdi Taremi viu um golo anulado por fora-de-jogo. Nesta fase, João Ferreira era o MVP, com um GoalPoint Rating de 6.6, já com três desarmes e outras tantas intercepções.

 

A expulsão de Abdul Mumin aos 53 minutos, por duplo amarelo, abriu em definitivo a porta à vitória portista. Os “azuis-e-brancos” aplicaram mais intensidade ao seu jogo e, aos 59, Evanilson ampliou, após excelente jogada colectiva e assistência de Otávio. Ainda assim, liderado por Edwards, o Vitória continuou a fazer transições muito perigosas, mas o jogo era do “dragão”, mais perigoso no ataque do que na primeira parte e que esteve sempre mais perto do 3-1 do que os minhotos do empate.

[ Uribe (8) esteve no centro de todo o futebol portista ]

GoalPoint-Porto-Vitoria-SC-Liga-Bwin-202122-pass-network
Clique para ampliar

O MVP GoalPoint👑

Mais uma enormíssima exibição de Luis Díaz. O extremo colombiano esteve em todo o lado e nos melhores momentos do encontro. Na primeira parte respondeu ao tento do Vitória com um golo estupendo. No total fez três remates, dois enquadrados, criou uma ocasião flagrante em seis passes para finalização, nove passes ofensivos valiosos, três super aproximativos e recebeu 15 aproximativos. No drible esteve muito bem, com três completos em seis tentativas e somou cinco conduções aproximativas e duas super aproximativas. Não tivesse desperdiçado uma flagrante e certamente o seu GoalPoint Rating de 9.3 teria chegado à nota máxima.

Outros  Ratings 🔺🔻

Destaques do Porto

Evanilson 7.2 – A sua movimentação foi um problema para a defesa vimaranenses. O brasileiro fez o segundo golo, enquadrando dois de três remates, realizou um passe de ruptura e recebeu nove passes aproximativos.

Uribe 6.6 – Omnipresente. O médio colombiano assistiu o compatriota Luis Díaz para o 1-1 e terminou com o terceiro valor mais alto de passes certos (77). Jogador com o máximo de acções com bola (100), completou oito de 11 passes longos.

Taremi 6.1 – Mais um jogo em branco para o iraniano que, ainda assim, foi o mais rematador, com quatro disparos, dois enquadrados. Na área contrária registou seis acções com bola e ainda criou uma ocasião flagrante.

Mbemba 6.0 – O central esteve muito bem no passe, com 78 completos em 85 (92%), e esteve sempre muito interveniente, com 93 acções com bola.

Otávio 5.9 – Muito importante, desta vez mais no último terço. O médio fez a assistência para o 2-1 e completou 80% dos 35 passes que realizou.

João Mário 5.9 – O facto de os jogadores vimaranenses terem realizado muitos ataques pelo meio esvaziou um pouco a tarefa defensiva de João Mário, que se destacou pelos quatro cruzamentos e dois dribles completos em três.

Vitinha Ferreira 5.7 – Entrou ao intervalo para o lugar do desinspirado Sérgio Oliveira e fez 52 passes, errando apenas um. E ainda realizou uma condução super aproximativa.

Fábio Cardoso 5.3 – No lugar do lesionado Pepe, Fábio não destoou da competência defensiva do Porto, embora não tivesse sido testado verdadeiramente. Muito bem no passe, com o máximo de entregas certas (82).

Sérgio Oliveira 5.2 – Saiu ao intervalo com pouco para contar, a não ser um passe para finalização e cinco recuperações de posse.

Corona 5.0 – Não é a época do mexicano. Em cerca de 16 minutos em campo conseguiu desperdiçar uma ocasião flagrante de 0,38 Expected Goals (xG).

Zaidu 4.2 – Pior nota da noite. Salva-se pelos três desarmes, mas cometeu uma grande penalidade e foi driblado duas vezes, ambas no primeiro terço.

Destaques do Vitória

Bruno Varela 7.5 – Não fosse o guardião vimaranense e o triunfo do Porto teria sido bem mais dilatado. Ao todo somou sete defesas, seis a remates na sua grande área, algumas de elevado grau de dificuldade.

João Ferreira 6.9 – O melhor do primeiro tempo. O lateral-direito fez nove recuperações de posse, seis desarmes, três intercepções e seis alívios.

Marcus Edwards 6.4 – Marcador do golo do Vitória, ele mesmo carregado em falta para grande penalidade. O inglês foi o mais perigoso dos visitantes, terminando com três dribles completos (100%).

Pedro Tudela
Pedro Tudela
Profissional freelancer com mais de duas décadas de carreira no jornalismo desportivo, colaborou, entre outros media nacionais, com A Bola e o UEFA.com.