o FC Porto conquistou três valiosos pontos – antes de uma jornada que vai ter dérbi de Lisboa entre Benfica e Sporting – na recepção a um Vitória de Guimarães que deu muita luta, até ver-se reduzido a dez unidades. O 2-1 final reflecte uma partida intensa, espectacular, em especial na primeira parte, enquanto a segunda foi de maior domínio e controlo dos acontecimentos por parte dos “dragões”. Marcus Edwards, de penálti, abriu o activo, o extraordinário Luis Díaz empatou e Evanilson fixou o resultado final.

Intenso e emocionante
Que grande primeira parte no Dragão. O Porto teve, compreensivelmente, mais bola e atacou mais, mas o Vitória conseguiu empatar não só o resultado a uma bola, como em remates, com seis para cada lado, dois enquadrados. Marcus Edwards abriu a contagem aos 36 minutos, de penálti a castigar uma falta de Zaidu sobre o inglês. Respondeu Luis Díaz dois minutos volvidos, com um golo espectacular, o seu 10º na Liga, num remate colocado ao ângulo superior. Já antes, Bruno Duarte havia desperdiçado um lance de 0,54 Expected Goals, e em cima do intervalo, Mehdi Taremi viu um golo anulado por fora-de-jogo. Nesta fase, João Ferreira era o MVP, com um GoalPoint Rating de 6.6, já com três desarmes e outras tantas intercepções.
🇵🇹 INTERVALO | Porto 1 – 1 Vitória SC
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) November 28, 2021
1ª parte animada no Dragão:
🔸 “conquistadores” abriram marcador (penálti) e acumularam xG de notar
🔸 Luis Díaz respondeu logo a seguir com golaço #LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCPVSC pic.twitter.com/0Ezihuo5LZ
🇵🇹 Porto 1-1 Vitória Guimarães
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) November 28, 2021
GoalPoint Ratings @ 45’
🥇 João Ferreira 🇵🇹 6.6 🔝
🥈 Luis Díaz 🇨🇴 6.2
🥉 Matheus Uribe 🇨🇴 6.1
🔻 Zaidu Sanusi 🇳🇬 4.0#LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCPVSC #RatersGonnaRate pic.twitter.com/tidyWSne3A
A expulsão de Abdul Mumin aos 53 minutos, por duplo amarelo, abriu em definitivo a porta à vitória portista. Os “azuis-e-brancos” aplicaram mais intensidade ao seu jogo e, aos 59, Evanilson ampliou, após excelente jogada colectiva e assistência de Otávio. Ainda assim, liderado por Edwards, o Vitória continuou a fazer transições muito perigosas, mas o jogo era do “dragão”, mais perigoso no ataque do que na primeira parte e que esteve sempre mais perto do 3-1 do que os minhotos do empate.
[ Uribe (8) esteve no centro de todo o futebol portista ]

O MVP GoalPoint👑
Mais uma enormíssima exibição de Luis Díaz. O extremo colombiano esteve em todo o lado e nos melhores momentos do encontro. Na primeira parte respondeu ao tento do Vitória com um golo estupendo. No total fez três remates, dois enquadrados, criou uma ocasião flagrante em seis passes para finalização, nove passes ofensivos valiosos, três super aproximativos e recebeu 15 aproximativos. No drible esteve muito bem, com três completos em seis tentativas e somou cinco conduções aproximativas e duas super aproximativas. Não tivesse desperdiçado uma flagrante e certamente o seu GoalPoint Rating de 9.3 teria chegado à nota máxima.
🇵🇹 63' | Porto 2-1 Vitória Guimarães
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) November 28, 2021
Luis Díaz recebeu 11 dos 29 passes aproximativos do FCP#LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCPVSC pic.twitter.com/cTFDDQtbTL
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques do Porto
Evanilson 7.2 – A sua movimentação foi um problema para a defesa vimaranenses. O brasileiro fez o segundo golo, enquadrando dois de três remates, realizou um passe de ruptura e recebeu nove passes aproximativos.
Uribe 6.6 – Omnipresente. O médio colombiano assistiu o compatriota Luis Díaz para o 1-1 e terminou com o terceiro valor mais alto de passes certos (77). Jogador com o máximo de acções com bola (100), completou oito de 11 passes longos.
Taremi 6.1 – Mais um jogo em branco para o iraniano que, ainda assim, foi o mais rematador, com quatro disparos, dois enquadrados. Na área contrária registou seis acções com bola e ainda criou uma ocasião flagrante.
Mbemba 6.0 – O central esteve muito bem no passe, com 78 completos em 85 (92%), e esteve sempre muito interveniente, com 93 acções com bola.
Otávio 5.9 – Muito importante, desta vez mais no último terço. O médio fez a assistência para o 2-1 e completou 80% dos 35 passes que realizou.
João Mário 5.9 – O facto de os jogadores vimaranenses terem realizado muitos ataques pelo meio esvaziou um pouco a tarefa defensiva de João Mário, que se destacou pelos quatro cruzamentos e dois dribles completos em três.
Vitinha Ferreira 5.7 – Entrou ao intervalo para o lugar do desinspirado Sérgio Oliveira e fez 52 passes, errando apenas um. E ainda realizou uma condução super aproximativa.
🇵🇹 65' | Porto 2-1 Vitória Guimarães
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) November 28, 2021
O FCP marca uma média de 2,9 golos a cada 90 minutos quando tem Vitinha em campo na #LigaBwin#LigaPortugalBwin #FCPVSC pic.twitter.com/FdApXpBDBb
Fábio Cardoso 5.3 – No lugar do lesionado Pepe, Fábio não destoou da competência defensiva do Porto, embora não tivesse sido testado verdadeiramente. Muito bem no passe, com o máximo de entregas certas (82).
Sérgio Oliveira 5.2 – Saiu ao intervalo com pouco para contar, a não ser um passe para finalização e cinco recuperações de posse.
Corona 5.0 – Não é a época do mexicano. Em cerca de 16 minutos em campo conseguiu desperdiçar uma ocasião flagrante de 0,38 Expected Goals (xG).
Zaidu 4.2 – Pior nota da noite. Salva-se pelos três desarmes, mas cometeu uma grande penalidade e foi driblado duas vezes, ambas no primeiro terço.
🇵🇹 45' | Porto 1-1 Vitória Guimarães
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) November 28, 2021
11 dos 17 passes aproximativos do VSC entraram no flanco esquerdo do FCP#LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCPVSC pic.twitter.com/R05LzKtbtr
Destaques do Vitória
Bruno Varela 7.5 – Não fosse o guardião vimaranense e o triunfo do Porto teria sido bem mais dilatado. Ao todo somou sete defesas, seis a remates na sua grande área, algumas de elevado grau de dificuldade.
João Ferreira 6.9 – O melhor do primeiro tempo. O lateral-direito fez nove recuperações de posse, seis desarmes, três intercepções e seis alívios.
🇵🇹 69' | Porto 2-1 Vitória Guimarães
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) November 28, 2021
João Ferreira soma 17 ações defensivas, e ganhou 6 dos 8 duelos com Luis Díaz#LigaBwin #LigaPortugalBwin #FCPVSC pic.twitter.com/QrAns7klU1
Marcus Edwards 6.4 – Marcador do golo do Vitória, ele mesmo carregado em falta para grande penalidade. O inglês foi o mais perigoso dos visitantes, terminando com três dribles completos (100%).