Portugal bate Argentina e conquista título mundial inédito no futsal

-

A final do Campeonato do Mundo de Futsal da FIFA Lituânia 2021™, em Kaunas, no domingo, 3 de outubro, foi definida para ser um verdadeiro confronto de titãs. No entanto, a Argentina, campeã mundial de 2016, não conseguiu defender o título contra o atual campeão europeu e o quarto colocado do último certame, Portugal.

Com os dois golos de Pani, os portugueses venceram a Argentina por 2-1 e conquistaram o Mundial numa final dramática: Boruto foi expulso com cartão vermelho e a Argentina acertou a bola no poste no último remate.

Histórico de Portugal e Argentina no campeonato

A Seleção Argentina encerrou a fase de grupos com um um registo perfeito: venceu Estados Unidos (11-0), Sérvia (4-2) e Irã (2-1) no Grupo F. Em seguida, nos oitavos-de-final, bateu o Paraguai por 6-1 e nos “quartos” deixou a Rússia nos penáltis, depois de empatar por 1-1. Por fim, nas meias-finais eliminou o rival clássico, o Brasil, após vencer na partida por 2-1.

Portugal terminou no primeiro lugar no Grupo C do Mundial, com sete pontos, após duas vitórias e um empate: 4-1 frente à Tailândia, 7-0 às Ilhas Salomão e 3-3 a Marrocos. Por sua vez, nos “oitavos” eliminou a Sérvia por 4-3 e na ronda seguinte bateu a Espanha por 4-2, com a particularidade de ambos os jogos terem terminado 2-2 no tempo regulamentar. Nas meias-finais empatou novamente em 2-2 com o Cazaquistão, mas venceu por 4-3 nos penáltis.

Resumo do Portugal vs Argentina e do Brasil vs Cazaquistão

A final do Mundial de Futsal terminou da melhor forma excelente para quem apostou no “Underdog” nas apostas online Portugal. A Seleção Portuguesa conseguiu derrotar a favorita e conquistar um título inédito no domingo, 03 de outubro.

Pany abriu o ativo aos 14 minutos e marcou o segundo aos 28 minutos, para, aparentemente, colocar as “quinas” perto do título. Mas Angel Claudino conseguiu trazer a Argentina de volta na partida imediatamente para deixar o marcador em 2-1. Apesar disso, Portugal manteve a vantagem rumo primeiro título no Mundial de Futsal.

Já na disputa pelo terceiro lugar, o Brasil derrotou o Cazaquistão por 4-2 com uma enxurrada de golos no final da partida. O guardião Guitta marcou na própria baliza, a dar ao Brasil a vantagem no intervalo. Mas no início do segundo tempo o ala cazaque, nascido no Brasil, Taynan da Silva, marcou na própria baliza e igualou a partida.

Taynan marcou na baliza certa para colocar o Cazaquistão na frente aos 31 minutos, mas Rodrigo fez 2-2 apenas 60 segundos depois. Ferrão terminou como artilheiro do torneio com oito golos, ao fazer o último para colocar o Brasil na frente aos 34 minutos. Já Lé fez o 4-2 um minuto depois, o que significou que o conjunto brasileiro deu a volta por cima no espaço de quatro minutos.

Um início complicado no Portugal vs Argentina

No início do jogo, ambas as equipas tiveram poucas oportunidades ofensivas. Aos 4 minutos, Resia recebeu um remate de longe e tentou uma bicicleta, mas a bola saiu. Um minuto depois, o guarda-redes português Bebé cometeu um erro, a bola chegou a Wapoltaki, que acertou na baliza. O português recuperou e conseguiu exibir-se a grande nível. Aos 8 minutos, Basile chutou pelo meio e a bola “explodiu” na barra.

Menos de um minuto depois, Portugal chegou com perigo ao ataque com a conclusão de Tiago Brito, mas Samiento defendeu com os pés. Aos 11, Borruto caiu enquanto jogava com Beibei na área. O argentino pediu penálti, mas o árbitro mandou seguir. Pouco depois, Borruto agrediu Ricadinho; Portugal solicitou uma revisão do VAR e o camisa 9 foi expulso com um cartão vermelho, deixando a Argentina sem um jogador por dois minutos.

Pany marcou dois golos

Quando o jogo recomeçou, Ricadinho perdeu um golo praticamente feito, contra a baliza vazio. Sob demasiada pressão, Portugal desperdiçou mais uma oportunidade por Brito aos 14. No entanto, no movimento seguinte a bola entrou mesmo. Pany conseguiu finalizar na entrada da área e abriu o ativo.

Mesmo em vantagem, a Seleção portuguesa continuou a pressionar. Aos 16′, Ziki perdeu um golo feito. Naquele momento, a Argentina pressionou novamente no último momento e a 16 segundos do intervalo, Cuzzolino foi parado por Bebé.

Aos sete minutos do segundo tempo, quando Cuzzolino rematou da área, a Argentina quase empatou. Novamente, Bebé conseguiu evitar o golo. Na sequência, a Seleção portuguesa marcou pela segunda vez, quando Pany finalizou um canto de Ricadinho. A Argentina não desistiu e marcou, logo no reatamento, por Claudino: 2-1.

A pressão argentina não deu resultado

Após o gol argentino, Vaporaki recebeu na área e rematou, mas Bebé defendeu com o ombro. Aos 14 minutos, Claudino disparou pela esquerda, invadiu a área e rematou. Bebé defendeu com o peito. Um minuto depois foi a vez de Portugal perder uma excelente oportunidade, mas Cuzzolino evitou o golo.

A três minutos do final do jogo, o técnico argentino Matthias Luquez colocou Taborda em campo como guarda-redes avançado. Aos 18 minutos, João Matos tocou na bola com a mão na área e a Argentina pediu revisão pelo VAR, mas nada aconteceu

A pressão da Argentina continuou até o fim. A 15 segundos do fim do jogo, Cuzzolino perdeu um golo incrível. Para adicionar drama, Alemany até acertou a bola no poste quando o cronómetro chegou ao final. Após o jogo, a festa foi dos portugueses.

GP Factory
GP Factory
A GP Content Factory prepara e publica os conteúdos da responsabilidade das marcas que apoiam o GoalPoint na sua missão de lhe oferecer os melhores conteúdos de análise de futebol. Contacte-nos para saber mais via [email protected]