Goleada das grandes. Portugal recebeu o Luxemburgo e não permitiu as mesmas dificuldades do jogo da primeira volta. Aos 17 minutos a formação das “quinas” já vencia por 3-0, com duas grandes penalidades a ajudar, e só na segunda parte os outros dois tentos surgiram, construindo uma vitória folgada de 5-0 que dá uma vantagem importante em termos de golos marcados em relação à Sérvia, segunda classificada do Grupo A – e que ganhou ao Azerbaijão em casa por 3-1. Cristiano Ronaldo, com um “hat-trick”, Bruno Fernandes e João Palhinha fizeram os golos.

Entrada de rompante rumo à goleada
O jogo ficou praticamente decidido nos primeiros 17 minutos. A fragilidade defensiva do Luxemburgo deu para os visitantes cometerem duas grandes penalidades, uma sobre Bernardo Silva, outra sobre Cristiano Ronaldo. O capitão Cristiano Ronaldo converteu os dois castigos máximos, aos 8 e 13 minutos. Bernardo voltou a fazer das suas aos 17, servindo Bruno Fernandes para o 3-0, num belo remate cruzado. Extraordinária foi a competência portuguesa no ataque. A formação lusa fez oito remates na primeira metade e enquadrou sete, construindo seis ocasiões flagrantes para marcar.
🗺️ INTERVALO | 🇵🇹 Portugal 3-0 Luxemburgo 🇱🇺
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) October 12, 2021
Problemas técnicos impedem-nos de ter "boneco" ao intervalo, situação a que somos alheios (sempre quisemos dizer isto como na TV). Dizem-nos que está a ser encontrada uma solução… 💻#WCQ #PORLUX#VamosComTudo #TeamPortugal pic.twitter.com/bygxapJNR0
Este jogo tinha tudo para ser de sentido único e foi mesmo até ao fim. Portugal continuou a atacar com tudo, mas com um pouco menos eficácia no remate, chegando ao 4-0 (por João Palhinha, aos 69 minutos) ao nono remate, mas apenas o terceiro com boa direcção, desde o intervalo. O oitavo disparo foi de Cristiano, num incrível pontapé de bicicleta que o guarda-redes Anthony Moris travou com uma defesa de grande qualidade. Só que aos 87 já não travou CR7, que cabeceou para o quinto da noite ao 19º remate, 11º na direcção da baliza.
Os números finais não deixam margem para dúvidas: 21 remates contra três, 11 enquadrados para dois, 36 acções com bola na área do Luxemburgo, oito somente na de Portugal. Só podia dar goleada, e teria sido histórica, não tivesse Portugal desperdiçado sete ocasiões flagrantes.
[ Pepe e Cancelo com excelente ligação de passe ]

O MVP GoalPoint👑
Só podia ser Cristiano o MVP. Bom, não é bem assim, mas pela forma como decorreu a partida, o desfecho era esperado. O capitão terminou com um Goalpoint Rating de 8.7, uma vez que marcou três golos, sendo dois obtidos da marca dos 11 metros. O jogador do Manchester United foi o mais rematador da partida, com sete disparos, cinco enquadrados, criou uma ocasião flagrante e somou o máximo de acções com bola na área contrária, nada menos que 12, mais oito que qualquer outro jogador. Se aquela “bicicleta” entrasse, e não fossem duas flagrantes falhadas…
QUE PECADO NÃO ENTRAR 🥵@Cristiano #sporttvportugal #UEFA #FIFA #WorldCup #Qatar2022 #WCQ #Portugal #Luxembourg #CristianoRonaldo #Cristiano #Ronaldo pic.twitter.com/PP0XnhvHZP
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 12, 2021
🇵🇹 Portugal 🆚 Luxemburgo 🇱🇺
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) October 12, 2021
E este heatmap?
Cristiano Ronaldo 🇵🇹 amealhou mais um hat-trick (2 de penálti, daí o rating) e foi o melhor em campo ⭐️
Venham daí os "ai se fosse"s#WCQ #PORLUX #RatersGonnaRate pic.twitter.com/kWjVuXaVLf
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques de Portugal
João Palhinha 8.3 – Não muito longe de Ronaldo nos ratings ficou João Palhinha, dono de uma exibição de encher o olho no Estádio Algarve. Além do golo que marcou, de cabeça, o “trinco” foi o segundo mais rematador (4), acertou 29 dos 31 passes que fez, completou as três tentativas de drible e somou o número máximo de recuperações de posse (12) e desarmes (7). Pena a flagrante falhada.
Palhinha à moda de Ronaldo 🤓@joaopalhinha6 #sporttvportugal #UEFA #FIFA #WorldCup #Qatar2022 #WCQ #Portugal #Luxembourg #Palhinha pic.twitter.com/UNF2XiX2Zk
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 12, 2021
🇵🇹 Portugal 🆚 Luxemburgo 🇱🇺
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) October 12, 2021
João Palhinha 🇵🇹 fez tudo isto em 70 minutos!#WCQ #PORLUX #RatersGonnaRate pic.twitter.com/pXhM2esJbC
Bernardo Silva 7.0 – O médio começou o jogo em alta rotação e arrancou logo uma grande penalidade, que deu o 1-0. Em cima dos 17 minutos fez a assistência para o golo de Bruno Fernandes. Tal como Ronaldo e Palhinha também desperdiçou uma ocasião flagrante, mas juntou à sua exibição mais três dribles eficazes em cinco.
Nuno Mendes 6.4 – Bela jogatana do miúdo do PSG, em especial a atacar. Ao todo foram três passes para finalização, todas criando ocasiões de golo desperdiçadas pelos colegas (expected assists xA de 1,4).
🇵🇹 Portugal 🆚 Luxemburgo 🇱🇺
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) October 12, 2021
Nuno Mendes só apareceu a sério na 2ª parte mas ainda foi a tempo de oferecer 22% dos Expected Goals (6.4) de que Portugal usufruiu 🔥
Agora é ir atrás dos culpados pelas 0 assistências… 😡#WCQ #PORLUX #RatersGonnaRate pic.twitter.com/ZPv3cRaPr6
André Silva 6.4 – A presença do avançado do Leipzig liberta Cristiano de marcações em excesso. André Silva fez três remates e desta vez não marcou, falhando mesmo uma flagrante, mas criou uma e esteve muito bem a distribuir jogo no último terço.
João Cancelo 6.1 – Menos efectivo que Nuno Mendes no outro flanco na criação de ocasiões de golo, o lateral do City completou, ainda assim, cinco de sete tentativas de drible, máximo do jogo.
Rúben Dias 6.1 – O central não teve muito trabalho, mas quando teve foi um elemento seguro. Assim, teve tempo para subir no terreno, tendo enquadrado os dois remates que fez, e desperdiçou uma flagrante. No passe esteve competente, com 95% de eficácia global.
Pepe 6.0 – Uma noite à semelhança da que teve Rúben Dias, com o central do Porto a criar uma flagrante e a completar 68 passes, o máximo da partida.
Bruno Fernandes 6.0 – Menos em jogo do que é costume, Bruno fez, ainda assim, um golo e uma assistência, falhando também ele uma ocasião flagrante.
Parece fácil, Bruno! 🔥@B_Fernandes8 #sporttvportugal #UEFA #FIFA #WorldCup #Qatar2022 #WCQ #Portugal #Luxembourg #brunofernandes pic.twitter.com/HH5qPBueCI
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) October 12, 2021
Rúben Neves 5.8 – O médio rendeu Palhinha para os últimos 20 minutos e, nesse período, fez uma assistência.
João Moutinho 5.7 – O jogador do Wolves foi titular e criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização, teve sucesso em dois de quatro cruzamentos de bola corrida e fez cinco recuperações de posse.
João Mário 5.1 – Discreto, o médio do Benfica jogou pouco menos de meia-hora e completou 17 de 18 passes.
Destaques do Luxemburgo
Chanot 5.4 – O melhor do Luxemburgo e o único com nota positiva. Em 43 passes completou 41, ganhou os dois duelos aéreos defensivos em que participou e fez dois bloqueios de remate.
Gerson Rodrigues 4.0 – O extremo luxemburguês nascido em Portugal desta feita não marcou nem esteve inspirado, desperdiçando uma ocasião flagrante.