Portugal | Os números de Ricardo “Lelito” Quaresma

Apenas quatro utilizados somam menos minutos do que ele e no entanto... Ricardo "Lelito" Quaresma vai decidindo, para gáudio (de Ronaldo e) todos nós.

Vamos meu puto lelito!”, escreveu Cristiano Ronaldo nas redes sociais após o golo de Ricardo Quaresma frente à Croácia. Poucos dias depois o “mustang” viria novamente a ser decisivo frente à Polónia, dando a perceber pelas imagens que nem sabia o quão importante tinha sido o seu disparo, na decisão por grandes penalidades.

Portugal |Os números de Ricardo "Lelito" Quaresma
Clique para ampliar

Partiu para França como “homem do momento” o na Selecção mas uma provável mistura entre problemas físicos e más exibições colectivas nos dois primeiros jogos remeteram Quaresma para um papel tão secundário como aparentemente instrumental na campanha “lusa” no Euro 2016. Apenas quatro dos jogadores utilizados por Fernando Santos somam menos minutos do que ele, número que aumenta para apenas sete em 23 colegas caso alarguemos o leque aos jogadores ainda sem qualquer minuto.

Nem por isso Quaresma deixa de afirmar que Fernando Santos é o seleccionador que mais confiança lhe deu, como afirma este sábado na imprensa desportiva. O “mustang” parece devolver essa confiança em momentos decisivos: joga pouco (tempo) mas oferece tudo (o que decide), desde que Portugal passou à fase a eliminar.