Portugal | Renato Sanches falha muitos passes?

Chegou como o "puto" da convocatória mas passados quatro jogos assumiu papel decisivo. Os números de Renato Sanches no Euro 2016, antes da meia-final.

Passo a passo o também conhecido como “Bulo” vai trilhando o seu caminho pela Selecção. Já com contrato assinado com o Bayern rumou a França, numa convocatória para muitos (até para nós) inesperada, sobretudo tendo em conta o conservadorismo atribuído a Fernando Santos e a prematura afirmação na Liga NOS.

Passados quatro jogos não só chegou a titular como a sua saída do “onze” causaria agora alguma surpresa. Pelo caminho somou 254 minutos, sensivelmente metade de totalistas como Cristiano, Pepe ou Patrício. Ainda assim apresenta números curiosos de analisar.

Portugal | O Euro de Renato Sanches
Clique para ampliar

Os 40% de duelos ganhos de Renato podem parecer pouco mas são um número natural num jogador que vai a todas, como é o caso de outro colega, Adrien. A verdade é que apenas cinco jogadores portugueses travaram mais duelos do que “Bulo”, todos eles com mais minutos em campo do que o médio-centro. E apenas seis venceram mais duelos do que ele (17), todos eles igualmente com mais tempo de jogo. As “carraças” vão à guerra, é o caso de Renato.

Na “guerra” que trava Sanches recuperou 20 vezes a posse de bola (novamente ultrapassado apenas por cinco colegas com mais minutos) sendo também o quinto com melhor eficácia de passe na Selecção (88% em 151 passes), este último aspecto uma surpresa tendo em conta as opiniões a “olho” que eram por vezes associadas ao jogador.