Passo a passo o também conhecido como “Bulo” vai trilhando o seu caminho pela Selecção. Já com contrato assinado com o Bayern rumou a França, numa convocatória para muitos (até para nós) inesperada, sobretudo tendo em conta o conservadorismo atribuído a Fernando Santos e a prematura afirmação na Liga NOS.
Passados quatro jogos não só chegou a titular como a sua saída do “onze” causaria agora alguma surpresa. Pelo caminho somou 254 minutos, sensivelmente metade de totalistas como Cristiano, Pepe ou Patrício. Ainda assim apresenta números curiosos de analisar.
Os 40% de duelos ganhos de Renato podem parecer pouco mas são um número natural num jogador que vai a todas, como é o caso de outro colega, Adrien. A verdade é que apenas cinco jogadores portugueses travaram mais duelos do que “Bulo”, todos eles com mais minutos em campo do que o médio-centro. E apenas seis venceram mais duelos do que ele (17), todos eles igualmente com mais tempo de jogo. As “carraças” vão à guerra, é o caso de Renato.
Na “guerra” que trava Sanches recuperou 20 vezes a posse de bola (novamente ultrapassado apenas por cinco colegas com mais minutos) sendo também o quinto com melhor eficácia de passe na Selecção (88% em 151 passes), este último aspecto uma surpresa tendo em conta as opiniões a “olho” que eram por vezes associadas ao jogador.