Líder isolado. Portugal surgiu nesta fase de grupos da Liga das Nações 2022/23 em excelente forma e conseguiu o segundo triunfo em três partidas, chegando aos sete pontos e à liderança isolada do grupo A2. A República Checa, que travou Espanha com um empate 2-2 na segunda jornada, não teve arte para travar a formação lusa, que ganhou por 2-0, golos apontados numa primeira parte de qualidade, por João Cancelo e Gonçalo Guedes. No próximo domingo há segundo jogo com a Suíça, que soma zero pontos nesta altura.
Resolver tudo na primeira parte
Belíssima primeira parte de Portugal, a sentir inicialmente algumas dificuldades para sair em transição, perante o atrevimento dos checos, mas depois a conseguir encontrar os espaços para empurrar o seu adversário, quando a turma das “quinas” começou a explorar convenientemente as faixas laterais. Neste particular, João Cancelo esteve muito bem, combinando na perfeição com o seu colega no Manchester City, Bernardo Silva. Aos 33 minutos o 1-0, num remate fulminante do lateral com ângulo apertado, a passe do médio, e aos 38, Bernardo assistiu pela segunda vez, desta feita um magnífico passe para o tento de Gonçalo Guedes. Portugal jogava rápido, solto, sem posições fixas na frente e os checos estavam algo atarantados.
Ao intervalo o melhor em campo era Bernardo Silva, pois claro. O criativo registava duas assistências, quatro passes para finalização, um passe de ruptura, sete ofensivos valiosos, três super aproximativos e um GoalPoint Rating de 7.2.
🇪🇺 INTERVALO | 🇵🇹 Portugal 2-0 República Checa 🇨🇿
🔸 Jogo começou murcho…
🔸 … mas Bernardo Silva soltou a bicharada#PORCZE #UNL #NationsLeague pic.twitter.com/42Z3e7MdHn— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 9, 2022
🇪🇺 INTERVALO | 🇵🇹 Portugal 2-0 República Checa 🇨🇿#GoalPointRatings de #POR ao intervalo:
🥇 Bernardo Silva 🇵🇹 7.2
🥈 J. Cancelo 🇵🇹 6.8
🥉 G. Guedes 🇵🇹 6.2
———————-
🔻 William Carvalho 🇵🇹 5.2#PORCZE #UNL #NationsLeague#RatersGonnaRate pic.twitter.com/hkqR9VieXr— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 9, 2022
Os checos decidiram gerir danos no segundo tempo. Em vez de atacarem de forma a tentarem anular a desvantagem, trataram de recuar um pouco, dar mais iniciativa a Portugal e, ao mesmo tempo, tapar os caminhos para a sua baliza. Assim, as ocasiões de golo foram bem menos frequentes, os remates menos recorrentes e a ideia que o jogo deixava era que, a haver golos, não seriam muitos, e seria Portugal a conseguir abanar as redes, apesar de uma ou outra investida perigosa dos checos já na recta final da partida.
Só que o marcador não sofreu mais alterações. Com este triunfo, Portugal passou a somar sete pontos no grupo A2 da Liga das Nações, equivalente ao primeiro lugar isolado, com mais dois pontos que a Espanha, que ganhou 1-0 na Suíça. Vem aí a segunda dose de suíços, no próximo domingo.
[ Portugal aproximou linhas e anulou os checos ]
O MVP GoalPoint👑
João Cancelo está imparável. Em três jogos nesta fase de grupos, três acções para golo, com uma assistência e dois tentos na sua conta pessoal. Frente à República Checa, o lateral do City foi o melhor em campo, com um GoalPoint Rating de 7.5, pelo tento que marcou e abriu o activo, mas também pelo registo de 82 passes certos em 90 (91%), o máximo de acções com bola (115), três dribles eficazes em seis e quatro intercepções, máximo da partida. Era difícil pedir mais, embora tenha disputado o MVP com Bernardo Silva durante todo o jogo.
🇪🇺 79' | 🇵🇹 Portugal 2-0 República Checa 🇨🇿
João Cancelo 🇵🇹:
1 remate (golo ⚽️)
70/75 passes certos (93%)
96 acções com bola (2º)
4/4 dribles eficazes 💯
4 intercepções (1º 🔝#PORCZE #UNL #NationsLeague pic.twitter.com/cLqA0gJbSF— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 9, 2022
Outros Ratings 🔺🔻
Destaques de Portugal
Bernardo Silva 7.4 – A ligação entre Bernardo e Cancelo é tão óbvia como natural. O médio do City combinou muito bem com o lateral e esteve praticamente ao nível do seu companheiro de equipa, assistindo-o para o 1-0. Bernardo fez também a assistência do 2-0, de Gonçalo Guedes, antes de sair aos 68 minutos, terminando com quatro passes para finalização, um de ruptura e três super aproximativos.
🇵🇹 Portugal 🆚 República Checa 🇨🇿
Bernardo Silva já era o "patrão" da manobra lusa antes mesmo de somar as assistências para ambos os golos ⭐️
📊 Ratings, stats e xG em https://t.co/QZuwKyufuG #PORCZE #UNL #NationsLeague #VamosComTudo #RatersGonnaRate pic.twitter.com/Vf2ACdBJNp— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 9, 2022
Raphaël Guerreiro 6.6 – Jogo competente do lateral-esquerdo, muito em jogo nos diversos momentos. Na frente fez três passes para finalização, na retaguarda registou o máximo de desarmes (4).
Pepe 6.2 – Mais um jogo competente do central, que completou 91% dos 75 passes realizados, somou 89 acções com bola e sete recuperações de posse.
Diogo Jota 6.1 – Em especial na primeira parte, o jogador do Liverpool aproveitou bem os espaços dados pelos checos para mostrar qualidade, desaparecendo um pouco mais no segundo tempo. Destaque para a qualidade no passe, com apenas um falhado em 27.
Cristiano Ronaldo 5.9 – Parece solto e surgiu em velocidade com facilidade em zonas de perigo. Não esteve muito efectivo naquilo que sabe melhor, a finalização, mas ainda assim foi, a par de Gonçalo Guedes, o mais rematador, com três disparos, dois enquadrados, bem como o que mais passes aproximativos recebeu (12) e o que registou (também a par de Guedes) mais acções com bola na área contrária (6).
Diogo Costa 5.8 – O guardião luso teve pouco trabalho, realizando somente uma defesa, na primeira parte, e que defesa. Mostrou que estava atento, mesmo quando chamado a intervir “a frio”.
Rúben Neves 5.7 – O médio mais recuado de Portugal teve pouco trabalho defensivo, apesar dos três desarmes realizados, e brilhou no passe, com o máximo de completos (89), sete aproximativos, três variações de flanco e muita intervenção no jogo, como contam as 114 acções com bola e as dez recuperações de posse (máximo). De negativo o máximo de passes falhados (15) e um erro resultante em remate.
🇪🇺 60' | 🇵🇹 Portugal 2-0 República Checa 🇨🇿
Rúben Neves 🇵🇹 é o jogador em campo que mais posse recuperou (6) mas também o que mais a perdeu (11)#PORCZE #UNL #NationsLeague pic.twitter.com/h0Tu18EYj7
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) June 9, 2022
Gonçalo Guedes 5.6 – Belo golo marcado pelo extremo na primeira parte, num dos três remates que realizou. Recebeu os tais 12 passes aproximativos e somou seis acções com bola na área, mas acabou por registar o máximo de perdas de posse (18) e desarmes sofridos (3).
VAI QUE É TUA GUEDES!!! E vão duas assistência do mágico Bernardo! 🤩#sporttvportugal #NAÇÕESnaSPORTTV #uefa #uefanationsleague #portugal #czechrepublic #Guedes #Bernardo pic.twitter.com/ei4IS3Oi86
— SPORT TV (@SPORTTVPortugal) June 9, 2022
Danilo Pereira 5.6 – O médio transformado em central esteve muito bem no passe, com 73 completos em 77 (95%), e nos duelos aéreos, com quatro defensivos ganhos em cinco.
Vitinha Ferreira 5.1 – O médio do Porto entrou aos 68 minutos e falhou apenas dois de 21 passes, mas mostrou pouco mais do que isso.
William Carvalho 5.1 – Foi o primeiro a ver amarelo, logo aos três minutos, e esse facto terá condicionado o seu jogo. Acertou 64 de 68 passes e ganhou os três duelos aéreos em que participou.
Destaques da Rep. Checa
Jindřich Staněk 6.4 – Apesar da derrota, o melhor dos checos foi o seu guarda-redes, que conseguiu travar três remates, todos realizados na sua grande área, e ainda registou duas saídas pelo solo.
Václav Jurečka 5.5 – O avançado entrou ao intervalo e agitou um pouco o jogo da sua equipa, mas não foi verdadeiramente perigoso em zonas de finalização, terminando com dois remates, nenhum enquadrado.
Jakub Brabec 5.4 – O central teve bastante trabalho, acumulando 15 acções defensivas, com destaque para quatro desarmes e cinco bloqueios de passe (máximo).