Entre 0,2% e 1,1% de hipóteses de Portugal vencer a Champions

A Bloomberg apresentou as suas contam por clube e país, quanto à possibilidade de vitória na Liga dos Campeões, e o cenário não é animador para os portugueses.

São reduzidas as hipóteses de glória para os clubes portugueses, segundo a Bloomberg (foto: Shutterstock)
São reduzidas as hipóteses de glória para os clubes portugueses, segundo a Bloomberg (foto: Shutterstock)

Quem o diz é a Bloomberg Sports (uma divisão da conhecida Bloomberg), que projectou as probabilidades de vitória de todas as equipas participantes na presente edição da Liga dos Campeões e o prognóstico não é animador para as equipas portuguesas, apesar desse facto estar longe de surpreender face aos diferentes “mundos” em que se situam, cada vez mais, os clubes das principais Ligas europeias e os “outros”. Entre os favoritos à conquista a Bloomberg coloca à cabeça o Real Madrid (19%), Bayern de Munique (16,7%) e FC Barcelona (15,5%), com o Chelsea de José Mourinho ligeiramente abaixo deste grupo com 11,9% mas ainda assim como o melhor classificado entre os emblemas britânicos.

BxqsUl-CAAATGqv
(fonte: Bloomberg Sports)

A partir deste grupo surge um fosso significativo no qual começam a surgir diversas equipas (Manchester City com 6,7%, Arsenal com 4,9% e Dortmund com apenas 2,7%). Perto do fim da tabela surgem então os clubes portugueses com Benfica a recolher 1,1% de probabilidades (no mesmo plano do Schalke 04), o Porto com apenas 0,7%, (Roma com 0,9% e Bilbau com 0,7% surgem equiparados) e por fim o Sporting com apenas 0,2% (ainda assim superior a Shaktar Donetsk e a um conjunto alargado de equipas com 0% de probabilidades entre as quais o Ajax).

Hipóteses de apuramento entre os 35% e os 71%

No que diz respeito às probabilidades de passagem à segunda fase, e numa edição particularmente competitiva da prova, não surpreende também ver o FC Porto com o registo mais elevado (71,7%, ainda assim atrás do Athletic de Bilbau), seguido do SL Benfica (52%, atrás do Bayer Leverkusen) e por fim o Sporting CP (35,6% longe das previsões atribuídas a Chelsea e Schalke 04).

(fonte: Bloomberg Sports)
(fonte: Bloomberg Sports)

A Bloomberg apresenta ainda uma projecção das probabilidades de vitória na Liga dos Campeões por país, combinando as projecções dos diversos clubes envolvidos, na qual Portugal recolhe apenas 0,2%, este liderado pela Espanha com 40,1% de hipóteses de ver um dos seus clubes conquistar o maior troféu do futebol europeu.

Leia mais sobre esta análise no site da Bloomberg Sports clicando aqui.