PowerRanking Dezembro: Grandes subidas, grandes “trambolhões”

A segunda edição do PowerRanking GoalPoint revela melhorias e quebras de rendimento tão assinaláveis como previsíveis.

GP - destaque - PowerRanking Dez2014 - 23Dez2014
A recente relação entre Benfica e Braga, com vantagem até ao momento para os bracarenses (vitórias na Liga e Taça) é transportada para o PowerRanking de Dezembro (foto: J. Trindade)

Em Novembro iniciámos a publicação do inovador PowerRanking, uma forma de olhar o desempenho recente dos clubes que competem pela Liga nunca antes ensaiada em Portugal e que se inspira nas boas práticas aplicadas a diversos desportos colectivos norte-americanos. O PowerRanking de Novembro revelou um líder surpreendente, o Paços de Ferreira de Paulo Fonseca, que na altura protagonizava uma campanha (ainda mais) assinalável. Chegados à 14ª jornada, a última do ano de 2014, são evidentes e significativas as mudanças hierárquicas num ranking que continuaremos a actualizar mensalmente.

Como é elaborado o PowerRanking GoalPoint?

PowerRanking GoalPoint tem por objectivo permitir uma avaliação fácil do rendimento de curto prazo (últimas cinco jornadas) dos emblemas em disputa. O somatório de pontos conquistados (sobre o total de pontos possíveis, 18) bem como a média de golos marcados e sofridos contribuem para uma pontuação final e um ranking que, como se torna notório, não coincide necessariamente com a classificação actual das equipas.

Voltaremos assim a cada cinco jornadas para actualizar o ranking proposto, avaliando consigo os sinais de retoma (ou quebra) dos clubes numa Liga 2014/15 particularmente competitiva e interessante.

(clique na tabela para ler em maior detalhe)

GP---PowerRankingGP---Dezembro-201415---23Dez2014