PowerRanking Novembro: A norte reside o primeiro “líder”

O líder Benfica é apenas ultrapassado pelo surpreendente Paços de Ferreira na primeira edição do PowerRanking GoalPoint (foto: J. Trindade)
O líder Benfica é apenas ultrapassado pelo surpreendente Paços de Ferreira na primeira edição do PowerRanking GoalPoint (foto: J. Trindade)

Nos Estados Unidos da América a elaboração de PowerRankings como forma de aferir o rendimento de curto/médio prazo das equipas que disputam uma Liga, seja ela de basebol, futebol americano, basquetebol ou até futebol é uma opção de análise habitual e popular entre analistas, media e adeptos. O GoalPoint já havia inovado através da criação do Barómetro, que toma “o pulso” ao rendimento mensal dos três grandes, de uma forma aprofundada. Voltamos agora a inovar através da criação do PowerRanking GoalPoint, uma forma de olharmos com particular atenção o rendimento dos diversos emblemas que disputam a Liga Portugal, para lá do que a mera observação da classificação oficial da competição (não) nos permite.

Como é elaborado o PowerRanking GoalPoint?

O PowerRanking GoalPoint tem por objectivo permitir uma avaliação fácil do rendimento de curto prazo (últimas cinco jornadas) dos emblemas em disputa. O somatório de pontos conquistados (sobre o total de pontos possíveis, 18) bem como a média de golos marcados e sofridos contribuem para uma pontuação final e num ranking que, como se torna notório já nesta primeira publicação, não coincide necessariamente com a classificação actual das equipas.

Voltaremos assim a cada cinco jornadas, para actualizar o ranking proposto, avaliando consigo os sinais de retoma (ou quebra) dos clubes numa Liga 2014/15 particularmente competitiva e interessante.

(clique para ler em maior detalhe)

PowerRankingJ10final-23Nov2014