Pré-Temporada: FC Porto com planeamento “vencedor”

-

Sporting: Altos e baixos em toda a linha

 

(foto: J. Trindade)
(foto: J. Trindade)

Da análise da pré-temporada do Sporting sobressai de imediato uma aparente e surpreendente ausência de racional: os “leões” fizeram mais jogos que os seus rivais (dez ao todo) sem nunca apresentar um padrão perceptível de distribuição de dificuldade dos jogos, além de terem sido o emblema que mais teve de viajar para cumprir o seu calendário (com deslocações a Açores, Holanda, Egipto e Espanha).

Apesar de ser dos “três grandes” aquele que beneficiou de maior estabilidade no que respeita a entradas e saídas durante este período, e após mostrar isso mesmo na forma como se superiorizou ao rival lisboeta, o Sporting acabou por protagonizar uma pré-temporada de sabor agridoce e de difícil conclusão sobre o que poderá oferecer nas primeiras jornadas do campeonato: a formação leonina ganhou seis dos dez jogos mas terminou em quebra (as duas derrotas e oito dos 12 golos sofridos ocorreram nos últimos seis jogos disputados).

O Sporting acaba com uma média positiva de dois pontos por jogo mas com um goal average suspeito (1,9 golos marcados contra 1,2 sofridos) sobretudo tendo em conta que enfrentou um calendário que na sua globalidade apresentou uma dificuldade média (2,7) comparável com um FC Porto que não só terminou a época anterior longe do desempenho leonino como não beneficiou nesta fase preparatória da estabilidade de “onze” e processos que os “verde-e-brancos” puderam apresentar.

Os “três grandes” seguiram caminhos diferentes com resultados distintos. Veremos já a partir da primeira jornada do campeonato quem melhor se preparou para os desafios que se apresentam.

pretemporada2014SCP
Legenda: GD – grau de dificuldade (0 a 5); GM – Golos marcados; GS – Golos sofridos; Pontos – atribuição fictícia do sistema de pontuação “3,1,0”
GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.