A Premier League inglesa é palco, como se sabe, de grandes estrelas, que fazem deste campeonato talvez o mais espectacular do “velho continente”. Todos falam das grandes contratações, nomes consagrados, estrelas firmadas que recheiam os plantéis milionários e fazem as delícias dos adeptos.

No meio das “vedetas” confirmadas guardamos sempre a esperança que, entre ilustres “desconhecidos” e reforços de elevado preço e retorno duvidoso, sobressaiam aqueles destaques que nos levam a dizer… “quem diria”. Como vamos ver de seguida a Premier 2015/16 oferece vários nomes que se enquadram perfeitamente neste contexto. Escolhemos cinco nomes (aos quais se junta Mahrez, cuja recente análise individualizada também recomendamos) que, de forma mais ou menos imprevista, estão a fazer furor por “Terras de Sua Majestade”.

O DIAMANTE “BLEU”

Anthony Martial
Anthony Martial, Manchester United

Nome: Anthony Martial
Nacionalidade: Francesa
Idade: 19 anos
Posição: Ponta-de-lança
Clube: Manchester United

Desempenho na BPL 2015/2016 (até à 12ª jornada):
– 1 assistência
– 3 golos
– 3,1 dribles por jogo

Martial deu muito que falar no início da temporada, devido ao valor da sua transferência do Mónaco para os ingleses do Manchester United – os “red devils” pagaram cerca de 50 milhões de euros pela jovem promessa francesa, ainda assim um nome pouco badalado. Muitos duvidaram do acerto da contratação, grupo que o jovem francês vai encolhendo a cada jogo que passa.

Martial joga preferencialmente como avançado-centro, mas pode igualmente actuar descaído para uma das alas como avançado-interior. É um jogador muito possante, forte fisicamente e com óptima fisionomia, à qual consegue ainda juntar uma qualidade técnica bastante acima da média. Anthony Martial conduz a bola como um “touro” mas com pés de mágico, uma vez que os seus dribles são desconcertantes para os defesas e bastante imprevisíveis. Até onde chegará este novo diamante francês?

https://www.youtube.com/watch?v=Rups8obfpKI

 

“GUARDA-COSTAS” DE SOUTHAMPTON

Virgil van Dijk
Virgil van Dijk, Southampton

Nome: Virgil Van Dijk
Nacionalidade: Holandesa
Idade: 24 anos
Posição: Defesa-central
Clube: Southampton

Desempenho na BPL 2015/2016 (até à 12ª jornada):
– 7,9 alívios por jogo
– 1,8 desarmes por jogo
– 84,6% de eficácia de passe

Van Dijk é o novo “guarda-costas” da defesa dos Saints. Joga como defesa-central e é já internacional pela Holanda, onde pode ser também o grande líder da linha. É um jogador muito alto (cerca de 1,93 metros de altura), contudo tem uma qualidade técnica a nível de controlo de bola e passe muito razoável para um jogador da sua estatura. Tem ainda uma margem de progressão bastante grande, uma vez que tem somente 23 anos. Transferiu-se esta época dos escoceses do Celtic e tem dado uma resposta muito positiva sob o leme do seu compatriota Ronald Koeman e ao lado do português José Fonte.

> NA PRÓXIMA PÁGINA: GOLEADOR DESCONHECIDO