Análise: Quem mereceu ser campeão?

-

FESTEJA QUEM ERRA MENOS

O Benfica leva já vantagem na nossa avaliação quando chegamos ao comparativo do trabalho global feito por Jorge Jesus e Julen Lopetegui.

Clique na infografia para ampliar (fotos: J. Trindade Infografia: GoalPoint)
Clique na infografia para ampliar (fotos: J. Trindade Infografia: GoalPoint)

O visionamento do quadro retira quaisquer dúvidas sobre a justiça da atribuição do título: o Benfica fez não só (obviamente) mais pontos por jogo, como suplantou os “dragões” tanto no “campeonato dos grandes” como nos restantes jogos. As “águias” empataram menos (porque também venceram mais) e apenas uma derrota a mais do que os “dragões” belisca uma superioridade clara.

Numa análise exclusiva percebemos que não só o Benfica criou mais ocasiões claras de golo* como as aproveitou com maior eficácia (39% convertidas em golo contra 27% do Porto). No plano defensivo o Benfica cometeu apenas um erro que resultou em golo do adversário, enquanto os comandados de Lopetegui fizeram-no em três ocasiões. Num jogo disputado por humanos, logo propenso ao erro, o Benfica venceu também porque errou menos.

* ocasiões claras de golo – eventos que colocam o jogador perante o guarda-redes adversário, sem oposição de mais adversários, com oportunidade visível de alvejar a baliza.

CONCLUSÃO DO COMPARATIVO DEFENSIVO:  SLB 3 – FCP 1

 

Não temos a veleidade de acreditar que a nossa análise mudará as opiniões mais emotivas e menos racionais acerca da justiça da entrega do título de campeão ao SL Benfica. No entanto… os números não mentem e os dados específicos relativos aos erros com clara influência nos resultados obtidos pelas equipas devem fazer reflectir, numa cultura em que ainda queremos acreditar que os erros (também eles existentes) dos homens do apito ainda influenciam, de forma decisiva, a atribuição do título de campeão nacional. Mas sobre esses números voltaremos ainda esta semana.

Quanto ao FC Porto talvez Julen Lopetegui esteja a ser julgado com demasiada exigência, tendo em conta que os “dragões” registam claramente não só o segundo melhor desempenho da prova como um registo bem mais próximo do 1º do que do 3º classificado mas apenas Pinto da Costa poderá fazer a avaliação correcta do quão meritório foi o desempenho do “dragão” 2014/15 face ao investimento efectuado.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.