Ranking: Brahimi, Indi, Cristante e Dier entre as melhores transferências

Fechado o mercado o Bleacher Report listou as 50 melhores aquisições do mercado europeu e existem diversos nomes familiares.

Eric Dier, Cristante e Brahimi constam na lista de melhores aquisições do defeso do Bleacher (foto: J. Trindade / CC / Twitter)
Eric Dier, Cristante e Brahimi constam na lista de melhores aquisições do defeso do Bleacher (foto: J. Trindade / CC / Twitter)

O norte-americano Bleacher Report voltou a contemplar nomes que muito dizem ao futebol português, tal como já havia feito com a lista das piores transferências do mercado europeu. Desta feita o Bleacher lista e fundamenta aquelas que na sua opinião são as cinquenta mais certeiras transferências realizadas no futebol europeu neste defeso e a lista está bastante preenchida de nomes familiares.

“Dragões” bem representados

O FC Porto é a referência portuguesa mais frequente, ao surgir directamente associado a quatro negócios contemplados, três como comprador e um como vendedor (Fernando). Os “azuis-e-brancos” colocam aliás um dos seus reforços no top 10 do Bleacher, Vincent Aboubakar, que também foi alvo do Sporting, aumentando assim a curiosidade em ver a “sombra” de Jackson actuar, algo que não se afigura fácil dado o desempenho recente do colombiano. Brahimi (13º) e Bruno Martins Indi (16º) encerram assim quatro das 16 aquisições do Porto que o Bleacher considera merecedoras de constar das vinte melhores da Europa. A ausência de Mangala desta lista não será de estranhar dado o valor da sua transferência, consensualmente visto como exagerado mesmo tendo em conta o seu valor.

Cristante encerra lista

O Benfica é o único clube a par do Porto a ver pelo menos uma das suas aquisições distinguida neste ranking, nomeadamente o jovem italiano Cristante, recém-chegado do AC Milan e que ocupa precisamente o 50º e último lugar da lista. Mas para lá das contratações efectivas surgem alguns nomes que indiciam que os clubes portugueses poderiam estar ainda melhor representados, caso por exemplo se Keylor Navas tivesse optado pelos “dragões” ou “águias” em vez do Real Madrid ou o guardião inglês Fraser Foster tivesse dado sequência à antiga paixão “encarnada” que o acompanhou nas últimas duas épocas. O Sporting CP, apesar de não incluir qualquer uma das suas aquisições no lote dos cinquenta eleitos, vislumbra um nome que tentou trazer para Alvalade: o extremo Filip Kostic, que acabou por ingressar nos germânicos do Estugarda quando até estes já haviam supostamente desistido de o contratar face ao estado do processo com o Sporting. O futebol é pródigo em reviravoltas.

E um britânico com alma portuguesa

No entanto, a maior surpresa surge com a revelação do top 3 desta lista. Em primeiro lugar surge Robert Lewandosky, de forma compreensível, tendo em conta o engenho com que o Bayern acabou por conquistar um dos melhores avançados do Mundo sem quaisquer custos de transferência. No segundo posto surge o croata Rakitic, que ingressou no FC Barcelona por um preço totalmente acessível aos cofres “blaugrana” (18 milhões) após realizar uma fantástica época pelo Sevilha. E em terceiro o Bleacher coloca… Eric Dier, o jogador que abandonou o Sporting de forma controversa a caminho do Tottenham deixando mesmo assim cinco milhões de euros na conta leonina, verba que compreensivelmente parece já muito baixa tendo em conta o fantástico arranque que protagonizou na Premier League (dois golos em três jogos) e que nem uma exibição menos conseguida na terceira jornada parece evitar a escolha dos norte-americanos pelo jovem ex-“leão”.

Confira a lista completa deste ranking e clique aqui para ler toda a fundamentação do Bleacher Report para as suas escolhas.

Ranking das 50 melhores contratações do futebol Europeu (Bleacher Report)

 NomeClube OrigemClube DestinoValor (M€)
1Robert LewandowskiB. DortmundBayern Munique0
2Ivan RakiticSevilhaBarcelona18
3Eric DierSporting CPTottenham5
4Andre HahnFerencvaros B. Monchengladbach2.25
5Marc-Andre ter StegenB. MonchengladbachBarcelona12
6FernandoFC PortoManchester City15.2
7Abdul Rahman BabaFurthAugsburgo2.5
8Kevin VogtAugsburgoColónia1.8
9Vincent AboubakarLorientFC Porto3
10Kingsley ComanParis Saint-GermainJuventus0
11Lindsay RoseValenciennesLyon1.5
12Diego LópezReal MadridAC Milan0
13Yacine BrahimiGranadaFC Porto6.5
14Keylor NavasLevanteReal Madrid10
15Hakan CalhanogluHamburgoB. Leverkusen14.5
16Bruno IndiFeyenoordFC Porto7.7
17Kostas ManolasOlympiacosRoma13
18Gylfi SigurdssonTottenhamSwanseaBen Davies*
19Sebastian RodeE. FrankfurtBayern Munique0
20Fraser ForsterCelticSouthampton12.7
21Jonathan de GuzmanVillarrealNápoles6
22Emre CanB. LeverkusenLiverpool12.34
23Lukasz FabianskiArsenalSwansea0
24Milan BadeljHamburgoFiorentina4
25Willy CaballeroMálagaManchester City5.6
26Nuri SahinReal MadridB. Dortmund7
27Daley BlindAjaxManchester United17.7
28Juan BernatValênciaBayern Munique10
29 Julian SchieberB. DortmundHertha Berlim2.5
30Alberto MorenoSevilhaLiverpool15.2
31Alfred FinnbogasonHeerenveenReal Sociedad8
32Shkodran MustafiSampdóriaValência8
33Guillermo OchoaAjaccioMálaga0
34Pierre-Michel LasoggaHertha BerlimHamburgo8.5
35Stefan de VrijFeyenoordLázio8.5
36Remy CabellaMontpellierNewcastle12.6
37Grzegorz KrychowiakReimsSevilha5.5
38Adrian RamosHertha BerlimB. Dortmund9
39Dusan TadicTwenteSouthampton13.8
40Admir MehmediDínamo KievFriburgo4
41Vicente GuaitaValênciaGetafe0
42Hiroshi KiyotakeNurembergaHannover4.3
43Benjamin StambouliMontpellierTottenham5.9
44Filip KosticGroningenEstugarda6
45Jeremy MenezParis Saint-GermainAC Milan0
46Muhamed BesicFerencvaros Everton5.1
47Josip DrmicNurembergaB. Leverkusen6.8
48Ashley ColeChelseaRoma0
49Shinji KagawaManchester UnitedB. Dortmund8
50Bryan CristanteAC MilanBenfica6
Legenda: * troca; a bold todos os jogadores que foram transferidos de ou para clubes portugueses ou que interessaram aos grandes.