Ranking: os melhores “leões” da primeira volta da Liga

-

Nani, o jogador da Liga que mais passes para ocasião produz (foto: J. Trindade)
Nani, o jogador da Liga que mais passes para ocasião produz (foto: J. Trindade)

Na segunda-feira iniciámos, com o FC Porto, a publicação dos Rankings GoalPoint que nos ajudam a compreender melhor, através do desempenho individual, o comportamento colectivo dos três “grandes”, que ocupam os três primeiros lugares da Liga Portugal. E se os rankings “azuis-e-brancos” guardavam (para alguns) relativas surpresas, é certo que os “tops” leoninos também darão que pensar, avançando o GoalPoint com a sua análise e interpretação dos números que ficam das primeiras 17 jornadas dos “verde-e-brancos” na Liga 2014/15.

O remate: ninguém dispara mais do que Nani

 

Os rankings de remate dos “leões” permitem perceber o que os jogos analisados pelo GoalPoint iam demonstrando: ninguém remata mais do que Nani na Liga (3,9 remates por jogo), nem mesmo o máximo goleador dos rivais portistas, Jackson Martínez (3,8). A diferença está, porém, na eficácia e aproveitamento, com o extremo emprestado pelo Manchester United a contabilizar apenas três golos (um de grande penalidade), produção curta para artilharia tão activa.

O argelino Islam Slimani, criticado por (supostamente) muitos por não acompanhar com os pés o perigo que revela de cabeça, acaba por ser o mais produtivo “ariete” leonino, com uma média de 0,6 golos por jogo (Jackson tem 0,8), marcando um tento a cada 5,6 remates efectuados. Os números de Slimani contrariam um pouco a crítica que lhe é feita: sendo certo que dos sete golos registados três foram concluídos de cabeça, a verdade é que o ponta-de-lança africano acumula quatro golos marcados com os pés, e sem privilegiar qualquer um deles.

O eventual problema dos “leões”, expresso em alguns resultados menos conseguidos sobretudo em Alvalade, não estará, no plano ofensivo, na frequência de remates (e como veremos na página seguinte na criação de oportunidades), mas sim numa menor eficácia e aproveitamento face aos rivais, o que se torna mais evidente ao compararmos os números de “leões” e “dragões” neste capítulo (e com as “águias”, cujos rankings publicaremos também esta semana).

Na próxima página: os líderes leoninos do passe

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR