Ranking: quem foram os melhores “dragões” na primeira volta?

-

O passe: Torres e Brahimi, uma sociedade produtiva

 

O “carrossel” imposto por Julen Lopetegui no Dragão na época em curso exige obviamente a participação de todos os elementos em campo, mas há obviamente alguns que, pelas suas características e opções do treinador espanhol, o lideram. É o caso de Óliver Torres e Yacine Brahimi, intérpretes máximos do futebol de posse e circulação liderado pelos “dragões”, a equipa com o número médio de tentativas de passe mais elevado (569) e com maior eficácia (84%) da Liga.

Brahimi lidera na qualidade com que executa a sua média de 35 tentativas de passe por partida, com uns impressionantes 89%, valor elevado para um jogador que ocupa posições tão avançadas no terreno – apesar de o extremo argelino partir muitas vezes de posições recuadas no momento de gerar desequilíbrios individuais -, sendo também o portista que mais ocasiões de golo cria com os seus passes, em parceria com Ricardo Quaresma, ambos com uma média de cerca de dois passes para ocasião por jogo. O pequeno mas eficaz espanhol Óliver surge presente em todos os rankings apesar de apenas liderar a lista dos “azuis-e-brancos” que mais tentativas de passe efectuam por encontro, com 57.

No entanto, a surpresa está reservada para a produtividade efectiva: com três assistências em escassos 289 minutos em campo, distribuídos por oito partidas da Liga, o espanhol Adrián, visto por muitos como um potencial falhanço de mercado portista, é claramente o jogador “azul-e-branco” que mais resultados objectivos (assistências) produziu nas oportunidades que teve, com 0,4 assistências por partida, seguido por outro espanhol, Cristian Tello, líder de assistências no Porto (4) mas com participação em 15 encontros.

Na próxima página: os esteios defensivos dos “azuis-e-brancos”

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.