Ranking: quem foram os melhores “dragões” na primeira volta?

-

A defesa: laterais de topo

 

É no capítulo defensivo, sobretudo no eixo (centrais), que residem as maiores dúvidas sobre quem são as opções mais produtivas, entre os portistas. E a razão é compreensível visto que os dados de desempenho (não só os defensivos) deixam claro que os laterais Alex Sandro e Danilo (e até mesmo José Angel, no capítulo da antecipação) surgem um nível acima na hora de se afirmarem como objectivamente indiscutíveis pela sua produtividade. Alex Sandro é o mais activo, apresentando um total de 10,5 intervenções por jogo na conciliação de cortes, intercepções e alívios. Já Danilo sobressai sobretudo pela frequência com que corta com sucesso incursões adversárias (3,2) e também na eficácia com que o faz (82%).

No eixo central, se a eficácia de corte do luso-holandês Martins Indi não deixa margem para discussão sobre o melhor central dos “dragões” na actualidade, a comparação entre Marcano e Maicon torna-se curiosa, mesmo recordando a ligação do espanhol a alguns lances infelizes da defesa portista nesta época (tal como sucedeu com o brasileiro noutros tempos, aquando da sua chegada ao Dragão): o espanhol é indiscutivelmente mais activo (9,4 acções por partida) enquanto Maicon afirma-se sobretudo pela antecipação dos passes adversários, interceptando 3,1 passes por encontro.

Por fim uma referência para Casemiro, o brasileiro que herdou a ingrata missão de fazer esquecer Fernando e que, pese os diversos pontos de possível melhoria, se revela como o mais frequente “travão” de ofensivas adversárias, realizando 4,1 cortes eficazes por partida e contribuindo assim de forma decisiva para uma maior frequência de ameaça aos seus colegas mais recuados.

A segunda volta da Liga Portugal trará certamente algumas variações de desempenho, mas por agora os Rankings GoalPoint permitem ter uma noção mais objectiva dos líderes efectivos dos “dragões” dentro das quatro linhas. Esta terça-feira prosseguimos este modelo de análise, dedicando atenção ao Sporting Clube de Portugal.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR