Ranking: Quem são os super agentes do futebol internacional?

Num mundo em permanente ebulição, apresentamos uma fotografia necessariamente efémera das principais agências que representam e intermedeiam as grandes transferências do futebol europeu e mundial.

A transferência de Mangala é uma das muitas operações intermediadas neste defeso pelo "number one" dos agenciamento, Jorge Mendes (foto: Doyen Sports)
A transferência de Mangala é uma das muitas operações intermediadas neste defeso pelo “number one” dos agenciamento, Jorge Mendes (foto: Doyen Sports)

No momento em que publicamos esta análise algo pode já ter mudado no contexto que nos propomos analisar. É assim mesmo no mundo do agenciamento de jogadores e intermediação de transferências. Desde os jogadores que mudam de agente em momentos específicos da sua carreira a agentes que os representam apenas para determinados mercados, passando por empresários especializados em surgir na vida dos atletas apenas no momento de finalizar significativas transferência que poucos podem viabilizar, esta é uma realidade necessariamente efémera.

No reino de Jorge Mendes também há um Guardiola

A expectativa em encontrar Jorge Mendes nesta análise é legítima, mas não é o agente português aquele que consegue um valor de mercado por atleta representado, nem ele nem qualquer um dos cinco grandes grupos que mais adiante iremos referir. Essa liderança vai compreensivelmente para pequenos agentes e advogados que, representando apenas entre um e cinco futebolistas, conseguem liderar este ranking surgindo à cabeça um nome curioso: Pere Guardiola, o irmão de Pep Guardiola, treinador do Bayern de Munique, que por representar apenas Luis Suaréz e Thiago Alcântara consegue assim registar um valor médio de 45 milhões por representado.

As cinco agências mais valiosas do futebol

Mas passemos às grandes agências (com mais de cinco atletas representados), que apresentamos em seguida, identificando o valor (aproximado) do seu portfólio de jogadores bem como os valores médios por jogador da sua carteira.

 

1º – Gestifute (Portugal)

 

"CR7" é há vários anos a "imagem de marca" da Gestifute e o seu representado mais valioso (foto: CC)
“CR7” é há vários anos a “imagem de marca” da Gestifute e o seu representado mais valioso (foto: CC)

Jorge Mendes e o grupo Gestifute são as referências mais óbvias para o leitor, mas também as que lideram esta análise. A operar desde 1996 a Gestifute não apresenta um portfolio numeroso (apenas cerca de 77 atletas, longe por exemplo dos quase 600 da Europe Sports Group), mas lidera em valor de mercado (cerca de 850 milhões de euros) e também em valor médio por atleta representado (cerca de 11 milhões de euros).

A ligação da Gestifute não só aos jogadores portugueses mas, sobretudo, aos atletas valorizados através da sua passagem pela Liga portuguesa é óbvia, como é possível constatar através da análise do “top 10” de craques representados. A Gestifute é, aliás, o exemplo mais claro de uma agência que surge frequentemente no caminho de atletas na eminência de protagonizarem uma transferência relevante para Espanha, Inglaterra, França ou Itália, como sucedeu com diversos atletas como João Moutinho, Nani entre outros. Num mercado de transferências cuja actividade funciona, muitas vezes, por interdependência, a intervenção de Jorge Mendes é habitualmente fundamental na activação da “roda viva” das transferências.

Top 10 dos jogadores representados pela Gestifute:

JogadorPosiçãoClube
Cristiano RonaldoAvançadoR. Madrid
FalcaoAvançadoMónaco
James RodríguezMédio-ofensivoR. Madrid
Ángel di MariaExtremoR. Madrid
Thiago SilvaDefesa centralPSG
Diego CostaAvançadoChelsea
Eliaquim MangalaDefesa centralMan.City
Fábio CoentrãoDefesa lateralR. Madrid
Carlos VelaAvançadoR. Sociedad
Ezequiel GarayDefesa centralZenit

 

2º – Mondial Sport Management & Consulting (Alemanha)

 

O ex-benfiquista Ramires é um dos jogadores ca carteira da Mondial (foto: AGIF/Shutterstock)
O ex-benfiquista Ramires é um dos jogadores ca carteira da Mondial (foto: AGIF/Shutterstock)

A agência de Constantin Dumitrescu, sediada na Alemanha, foi nomeada em 2012 como a mais valiosa do mercado e aproxima-se de facto do peso da Gestifute, tanto no valor global de mercado dos seus representados (cerca de 660 milhões de euros) como no valor médio por atleta (9 milhões de euros). A Mondial representa também um número razoável mas contido de jogadores (73), contando com nomes como Axel Witsel, Ramires e Varane na sua “carteira”.

Top 10 dos jogadores representados pela Gestifute:

JogadorPosiçãoClube
Axel WitselMédio-centroZenit
RamiresMédio-centroChelsea
Raphael VaraneDefesa centralR. Madrid
Yohan CabayeMédio-centroPSG
LorenteAvançadoJuventus
GiroudAvançadoArsenal
RodrigoAvançadoValência
KovacicMédio-centroInternazionale
LucasMédio defensivoLiverpool
Douglas CostaExtremoShakhtar D.

3º – Europe Sports Group (Brasil)

 

Enzo Pérez é um dos "activos" cujos interesses são assegurados pela Sports Group (foto: C. Pupo/Shutterstock)
Enzo Pérez é um dos “activos” cujos interesses são assegurados pela Sports Group (foto: C. Pupo/Shutterstock)

A agência brasileira surge em terceiro lugar neste ranking, representando alguns atletas conhecidos do futebol português como o benfiquista Enzo Pérez e o ex-“dragão” Diego. Representando sobretudo atletas sul-americanos e com forte presença no Leste europeu, a Europe Sports Group sobressai com 583 atletas e um valor total de mercado de cerca de 400 milhões de euros. O valor médio por atleta acaba por ser reduzido (cerca de 700 mil euros), fruto da estratégia de quantidade adoptada pelo grupo brasileiro.

Top 10 dos jogadores representados pela Europe:

JogadorPosiçãoClube
Enzo PérezMédio-centroSL Benfica
José SosaExtremoMetalist
DiegoMédio-ofensivoFenerbahce
Bryan RuizExtremoFulham
Pablo ArmeroDefesa lateralUdinese
Cleiton XavierMédio-ofensivoMetalist
Sebástian BlancoMédio-ofensivoMetalist
Rúben MicaelMédio-ofensivoSC Braga
Juan VargasMédio esquerdoFiorentina
MaicónExtremoLok. Moscovo