Bilal Ould-Chick é um jovem talento holandês com raízes marroquinas, de apenas 17 anos. Começou a carreira no Willem II, seguindo-se o Twente, clube onde ficou até ao final desta época. Transfere-se agora para o SL Benfica por 1,5 milhões de euros. Mas quem é este jogador de nome estranho – e que, ou muito nos enganamos, ou vai ser tratado apenas por Bilal em terras lusas?

Apesar de ser muito jovem – tem ainda idade de júnior -, conseguiu fazer 18 jogos pela equipa principal do Twente, tendo inclusivamente marcado um golo. Pode jogar em qualquer posição como médio-ofensivo, mas onde se  sente mais confortável é no corredor lateral direito, como extremo.

ESQUERDINO PURO

Bilal destaca-se dos demais sempre que o seu pé esquerdo toca na bola e é dono de uma óptima recepção, bom controlo a nível técnico e ainda um à-vontade atípico para a idade a este nível. Trata-se de um “miúdo” de excelentes recursos técnicos.

Tem uma velocidade reactiva fantástica, à qual junta agilidade e equilíbrio que o tornam desequilibrador na ala – note-se que tem apenas 1,70m de altura. Tende bastante a flectir para o centro, de modo a poder experimentar o seu forte remate. Apesar desta última característica, Bilal é também um extremo que cruza bastante bem, aposta muito no drible para poder ir à linha cruzar. Um dos fortes apontamentos do holandês é a sua boa capacidade de decisão no momento de soltar a bola.

ESTABILIZAÇÃO

Ould-Chick chega ao plantel sénior “encarnado” ainda muito jovem. Precisa de ganhar minutos e rodagem para poder evoluir ainda mais e sobretudo poder estabilizar as suas capacidades técnico-tácticas.

É ainda um jogador inexperiente na componente mais táctica do jogo, sobretudo na fase defensiva e nas transições, e mostra-se algo displicente no posicionamento. É um jogador agressivo mas falta-lhe este trabalho mais teórico, que o irá complementar ainda mais.

Rui Vitória tem nesta jóia holandesa, de sangue magrebino, um talento inato que pode ser moldado e trabalhado para vir a explodir no SL Benfica.

Nome: Bilal Ould-Chick
Clube: SL Benfica
Nacionalidade: Holandesa
Nascimento: 1997-07-28 (17 anos)
Posição: Extremo
Pé preferencial: Esquerdo
Altura: 1,70m
Peso: 59 kg
Valor de mercado:1M euros
Contrato até: 30/06/2020