Há quem diga que o mais difícil não é chegar ao topo, mas sim manter-se por lá. Jorge Jesus parece acreditar

GoalCast | O podcast GoalPoint com Rui Malheiro | Season 2 | Episódio #2 | De Bruno César a Schelotto
Não perca a análise a Schelotto por Rui Malheiro no podcast GoalPoint

nessa máxima e não quer facilitar um milimetro na luta pelo título. Se a chegada de Bruno César parece ser uma opção para dar mais versatilidade às soluções de ataque dada a baixa de André Carrillo, a chegada de Ezequiel Schelotto representa provavelmente uma tentativa de colmatar uma pecha há muito identificada no onze-base do actual líder: a posição de lateral-direito. Mesmo não sendo essa a posição preferencial do italo-argentino, dadas as suas características e até o simbolismo de lhe ter sido entregue a camisola “2”, parecem não ficar dúvidas do porquê da sua contratação.

De todas as posições no onze de Jesus, a lateral-direita é a única que tem merecido alguma rotatividade em jogos do campeonato, e os GoalPoint Ratings fundamentam a opção do técnico leonino. Apesar da recente exibição frente aos “encarnados” João Pereira sobressai como elo mais fraco entre os habituais escolhidos, na hora de ponderar o desempenho estatítico individual na Liga NOS.

GoalPoint Ratings - Sporting CP à 10ª jornada da Liga NOS 2015/16

 

QUEM É EZEQUIEL?

Mas quem é então Ezequiel Schelotto, e será ele uma alternativa de rendimento expectável superior a João Pereira? Decidimos comparar o rendimento dos dois jogadores recorrendo, no caso de Schelotto, aos seus números da época passada (ao serviço do Chievo, da Serie A) e juntámos ainda à equação o anterior dono do posto, Cédric Soares, actualmente ao serviço do Southampton (Premier League), também ele “medido” pelo seu desempenho em 2014/15.

Tal como já foi referido em cima, é preciso lembrar que Ezequiel Schelotto não é um lateral-direito de raiz, e fazia a época passada todo o corredor num sistema táctico com três defesas centrais. É como médio-ala e extremo direito que o novo reforço se sente mais confortável, mas tendo em conta que Jorge Jesus exige aos seu laterais uma postura muito ofensiva, a opção faz sentido. Fica no entanto o alerta para a falta de rotinas do italo-argentino em sistemas de quatro defesas.

NA HORA DE DEFENDER

Na comparação com João Pereira, Schelotto fica claramente a ganhar. O internacional italiano leva vantagem em todos os parâmetros defensivos relevantes num lateral, e só em relação ao agora ‘saint’, Cédric Soares, Schelotto mostra uma performance defensiva ligeiramente inferior. Ainda assim, se tivermos em conta que o novo reforço jogava numa posição mais adiantada no terreno, acaba por não sair mal na fotografia no comparativo defensivo global.

Reforços 2015/16: Ezequiel Schelotto - Sporting CP - A defende

Schelotto possui ainda a grande vantagem de ter uma estatura bem mais elevada que os dois portugueses, e o seu 1,87m permite-lhe ser muito mais forte nos duelos aéreos que qualquer dos outros.

> NA PRÓXIMA PÁGINA: SCHELOTTO AO ATAQUE E INFOGRAFIA