Reforços: Schelotto, em busca de um novo Maxi

-

NO MOMENTO OFENSIVO

O desempenho ofensivo do italo-argentino revela pontos positivos e negativos. Ezequiel Schelotto tem uma média de remates por jogo bem razoável, e até apresenta uma pontaria interessante (% remates enquadrados) para um lateral, o que faz prever alguns golos caso assuma a titularidade. No entanto Schelotto terá que melhorar muito os seus números ao nível do cruzamento, se não quiser fazer desesperar os adeptos sportinguistas. A manter a média apresentada a época passada, Schelotto só acerta uma em cada seis tentativas de cruzamento, e talvez isso explique a frequência da sua opção pelo remate.

Reforços 2015/16: Ezequiel Schelotto - Sporting CP - A atacar

Também a driblar Schelotto não aparenta ser um primor, e essa capacidade de ultrapassar adversários é talvez o aspecto em que o Sporting fica mais a perder caso João Pereira ceda o seu lugar ao italiano.

CONCLUSÃO: UMA OPÇÃO VERSÁTIL

Como retratam os números e também a sua média GoalPoint Ratings na época passada, Schelotto é dos três jogadores o mais completo, se juntarmos as duas fases do jogo.

Reforços 2015/16: Ezequiel Schelotto - Sporting CP - Ratings

Apesar das debilidades no cruzamento, ataca bem melhor que Cédric e é mais rematador que João Pereira, enquanto que a defender está muitos furos acima do actual dono do lugar. Schelotto (que tem a alcunha de Galgo) é ainda um jogador que, ao estilo de Maxi Pereira, tem a resistência e presença física necessária para fazer o vai-vem no flanco direito que Jesus tanto gosta, e ao pulmão junta ainda uma raça interminável no conjunto de semelhanças que tem com o uruguaio. Se era um jogador à imagem de Maxi que “JJ” procurava, é muito provável que o tenha encontrado em Ezequiel Schelotto, e caso o mesmo mantenha as qualidades já demonstradas e apure as fraquezas sob o comando “potenciador” do homem que, em tempos, fez de Coentrão um jogador de milhões, o Sporting pode ter encontrado uma solução bem interessante.

Reforços 2015/16: Ezequiel Schelotto - Sporting CP
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

Hernâni Ribeiro
Hernâni Ribeiro
Formado em estatística e gestão de informação, e Data Scientist profissional. É Head of Analytics na GoalPoint e responsável pela GoalPointPro