Reforços | Zaidu e Carraça, à procura do fogo do Dragão

-

O FC Porto partiu para este mercado com questões “laterais”. No corredor direito a melhor solução é há muito o “adaptado” Jesús Corona. No flanco esquerdo Alex Telles não só é rei e senhor como nunca teve alternativa consistente. A qualidade desta dupla fica bem patente no facto de cada um deles liderar os melhores GoalPoint Ratings, nas respectivas posições, no final da Liga 19/20. Se a este cenário somarmos a possibilidade, sempre realista, de qualquer um dos referidos rumar a outras paragens, não admira que duas das primeiras contratações “azuis-e-brancas” tenham sido precisamente dois laterais, e um para cada corredor: Zaidu Sanusi e Carraça.

O percurso

Zaidu, de 23 anos, aterrou em Portugal em 2016/17 para representar o Gil Vicente, embora não tenha chegado a jogar pelos minhotos em partidas oficiais. Ao invés, foi emprestado ao Mirandela, do Campeonato de Portugal, durante duas temporadas, tendo completado a terceira já como jogador do emblema de Trás-Os-Montes. Contudo, as suas prestações chamaram a atenção do Santa Clara, que contratou o jogador. E nos Açores deu nas vistas, ao ponto de o FC Porto desembolsar €4M para assegurar o seu concurso.

Rui Filipe Caetano Moura, mais conhecido por Carraça, tem 27 anos, é um médio-defensivo de origem, mais tarde adaptado ao lado direito da defesa. Folgosa da Maia (de onde é natural), Maia e Pasteleira foram os clubes que representou até chegar aos juniores do Boavista, em 09/10. A partir daqui fez quase toda a carreira no Bessa, com dois empréstimos pelo meio – Tondela em 14/15 e Santa Clara em 15/16 -, jogando as últimas quatro épocas consecutivas pelas “panteras”, até terminar contrato e chegar a “custo-zero” ao Dragão.

O desempenho

GoalPoint-Reforcos-202021-Sporting-Zaidu-Carraca-infog
Clique para ampliar

Carraça era já uma das referências do Boavista, pelos muitos anos de clube, e o dono do flanco direito defensivo dos “axadrezados”. Em 2019/20 destacou-se com dois golos e três assistências na Liga NOS, sendo um jogador que nunca enjeitou o remate e mostrou uma eficácia assinalável na disputa dos duelos aéreos defensivos que travou, o que decorre certamente mais da sua qualidade do que da estatura (1,77m).

Por seu turno, o esquerdino Zaidu deu nas vistas em especial devido à sua velocidade e arrancadas vertiginosas pelo flanco esquerdo. No último campeonato fez duas assistências e marcou um golo. E que golo, de cabeça, no espectacular triunfo do Santa Clara no Estádio da Luz por 4-3.

A apreciaçãoGoalPointPro-trim2

Carraça e Zaidu chegam ao Dragão como alternativas aos prováveis titulares e assim deverão continuar, pelo menos nesta primeira época. O ex-Boavista é um lateral “certinho” a nível defensivo, que se posiciona bem, não comete muitos erros, mas que também se protege ao não procurar a antecipação com frequência (apenas 1,1 intercepções por jogo). Sendo um médio recentemente adaptado, não espanta que saiba gerir a posse de bola – sobretudo no passe curto (79% de eficácia) – apesar de no Boavista ela não passar muito por ele (menos de 30 passes por jogo).

Não se espere de Carraça muitas acções de desequilíbrio individual, sobretudo em progressão e no drible. O lateral está longe de ser um jogador rápido e tem bastantes dificuldades no um-para-um, completando apenas 37% dos escassos dribles que tenta por jogo. Ofensivamente, a grande mais-valia do português é mesmo o remate. Carraça tem disparo fácil de fora da área, e entre bola corrida (0,7 / jogo) e livres directos (0,6), tentava várias situações de meia-distância a cada jogo, quase sempre potentes e colocadas.

Zaidu não podia ser mais diferente de Carraça, e sobretudo de Alex Telles. Apesar de também ser um lateral “com golo”, essas situações acontecem quase sempre na sequência de esquemas tácticos ou de desmarcações em profundidade. No Santa Clara, era até frequente aparecer isolado dentro da área, explorando algum espaço que não aparecerá com tanta frequência ao serviço dos “azuis-e-brancos”.

Explosão e algumas carências

A velocidade e resistência física para fazer todo o flanco são as suas principais características. Através das suas potentes arrancadas, tenta uma média de 2,1 dribles por jogo, com 48% de eficácia, mas com a curiosidade de, nas 52% falhadas, mais de metade acabarem por ser resultado de más conduções de bola e não de desarmes adversários. As dificuldades técnicas que ainda possui notam-se também na frequência com que regista maus domínios de bola (1,9 / jogo) – o que equivale a dizer que uma a cada 23 acções em posse de Zaidu se perdem por más recepções – e na baixa eficácia de passe (62%), sobretudo curto (59%). Ambas as percentagens foram as piores registadas por jogadores da sua posição no último campeonato, e têm réplica também nos 11% de cruzamentos “descalibrados”. O nigeriano cruza com muita frequência (4,6 / jogo), quase sempre já para lá da entrada da área, mas muitas vezes com excesso de força e má colocação.

A nível defensivo, Zaidu também tem algumas dificuldades nos duelos. Em situações de um-para-um defensivo, tanto pelo chão como pelo ar, a eficácia (48%) está abaixo da média para um jogador da sua posição (56% e 52%, respectivamente). Apesar de dar a sensação de ser forte a cobrir o espaço interior, pois aparece muitas vezes por dentro, também é aí que comete erros com frequência, e a época passada ficou directamente ligado a quatro golos sofridos pela sua equipa.

Em resumo, tanto Carraça como Zaidu partem em clara desvantagem em relação aos seus concorrentes directos, lembrando que ainda há Corona, Mbemba e Tomás Esteves para a direita, e que Manafá pode fazer as duas posições.

A GoalPointPro é a unidade da GoalPoint Partners que presta serviços a clubes, agentes, treinadores, jogadores e outras entidades, portuguesas e internacionais, inscritas no segmento do Futebol profissional. Contacte-nos para [email protected], ou visite esta página para saber mais.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR