A
Turquia venceu hoje a República Checa por 2-0, numa partida em que foram os checos a criar mais ocasiões de golo e dominar tudo menos… o marcador. Burak Yilmaz e Ozan Tufan foram os marcadores da noite.
Entrar a ganhar
A Turquia não podia desejar melhor começo de jogo. No seu primeiro (e único remate) no primeiro tempo, os turcos colocaram-se em vantagem através de Yilmaz que, depois de uma excelente jogada e assistência de Emre Mor pela direita, bateu Peter Cech. Este foi o primeiro golo da Turquia no Euro 2016.
⏰ 10´ | 0-1 | GOLO da #Turquia
#Yilmaz a marcar após assistência de #EmreMor !#Euro2016 #CZE #TUR #CZETUR pic.twitter.com/aVjsPY4H4C— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 21, 2016
Contudo, a República Checa não se deixou abater e dispôs de três excelentes oportunidades para repor a igualdade. Ao 17 minutos, Tomas Sivok envia o esférico ao poste; à passagem da meia hora foi a vez de Pavel Kaderábek, com o guarda-redes já batido, não conseguir encostar ao segundo poste e, aos 37 minutos, o “keeper” turco Volkan é obrigado a fazer (mais) uma excelente defesa em resposta ao “tiro” de Jaroslav Plasil.
⏰ 45’ | #CZE 0-1 #TUR | O golo da Turquia surgiu do único toque na bola feito dentro da área!#Euro2016 #CZETUR pic.twitter.com/9GbHhTSkpL
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 21, 2016
Turcos voltam motivados
Sabendo que só uma vitória por mais de dois golos de diferença poderia dar esperanças de apuramento a Turquia veio com vontade redobrada para o segundo tempo.
Melhorando a efiácia nos duelos, passe e cruzamentos realizados, os turcos realizaram ainda o dobro dos remates da primeira parte (seis contra três). Mas, tal como já acontecera, foi no segundo remate enquadrado à baliza checa em toda a partida, que os “otomanos” voltaram a agitar (e fechar) o marcador.
⏰ 65´ | 0-2 | GOLO da #Turquia
#Tufan a marcar após assistência de #Topal !#Euro2016 #CZE #TUR #CZETUR pic.twitter.com/TuWjCEx9rn— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 21, 2016
Destaque para a excelente exibição da defesa turca (com o guarda-redes em grande destaque) que impediu que a República Checa marcasse numa das várias oportunidades que dispôs ao longo do encontro.
⏰ 90’ | #CZE 0-2 #TUR | Topal já soma 14 alívios! Um recorde neste #Euro2016. Gigante! #CZETUR pic.twitter.com/R6HYzyPUwf
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 21, 2016
Como já referimos, foi nas luvas de Volkan Babacan que passou muito do sucesso turco neste jogo. Volkan levou a Turquia a reagir finalmente à letargia que parecia contaminar a equipa neste Europeu e isso fica visível nos números: cinco defesas e dois duelos ganhos justificam um GoalPoint Rating de 7.1.
Factos Estatísticos GoalPoint:
- Burak Yilmaz marcou o oitavo golo nos últimos onze jogos que disputou pela Turquia.
- No último encontro entre as duas selecções em fases finais de um Europeu os checos perderam por 3-2 no Euro 2008.
- Petr Cech já sofreu 21 golos em fases finais de um Euro. Mais que qualquer outro guarda-redes na história da prova.
- Esta vitória iguala o melhor resultado turco num Europeu, quando derrotaram também por 2-0 a Bélgica em 2000.
- Volkan foi, segundo a GoalPoint, o melhor jogador da Turquia nos três jogos já disputados.
Com esta vitória a Turquia garante o terceiro lugar no grupo D e mantém vivas as esperanças de vir a ser um dos melhores terceiros classificados. A República Checa vai mais cedo para casa, com apenas um ponto em três jogos disputados.



