A ascensão do médio-centro do FC Porto a jogador fundamental na estratégia de Sérgio Conceição é digna de estudo. Há duas épocas foi lançado na equipa principal e, nos poucos minutos de utilização, deixou logo indicações de que estávamos perante um jogador especial. O Wolverhampton concordou, recebeu-o por empréstimo para 2020/21, ao mesmo tempo que Sérgio Oliveira assumia um papel fulcral no “miolo” dos portistas. Poucos terão antecipado o que viria a seguir. Vitinha Ferreira não vingou em Inglaterra, o Wolves não accionou a opção de compra e o médio de 22 anos regressou ao Dragão, não para fazer número, mas para tomar de assalto a titularidade. O resto é o que se tem visto e, no nosso caso, medido.
[ A primeira vez de Vitinha a titular do Porto fez o radar do nosso Antunes piscar com força ]
🇵🇹 Académico Viseu 🆚 Porto
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) February 4, 2020
A fabulosa exibição do "dragãozinho" Vítor Ferreira 🇵🇹 na estreia como titular ⭐
Acerta MVP's e ganha prémios
👇https://t.co/ojHHKoHLF7#TaçaDePortugal #AVFCFCP #TerrasdeViriato #DragõesJuntos #RatersGonnaRate pic.twitter.com/Se6BZGouKl
Pelo meio exibições fantásticas de Vitinha – que lhe valeram nove presenças nos “onzes” da jornada e cinco nas equipas do mês GoalPoint – tornaram-no no “cérebro” do futebol do Porto, pelo que não podia ser de outra forma: o médio é o Jogador Revelação GoalPoint 2021/22, sucedendo ao sportinguista Pedro Porro, distinguido em 20/21. Os critérios são simples: jogadores com mais de 1530 minutos de utilização na Liga Bwin 21/22, idade Sub-23 e que não tenham disputado mais de 765 minutos em edições anteriores.
Vítor Machado Ferreira, “aka” Vitinha, tem 22 anos, completou 2209 minutos na Liga 21/22 e apenas 139 até ao feliz regresso ao Dragão. Nenhum jogador que passou no filtro destes critérios registou melhor GoalPoint Rating que o médio, que terminou com 6.80.
Vitinha foi o quinto jogador mais utilizado na época pelo Porto, assumindo o papel de principal estratega da equipa, com uma invulgar noção de espaço e posicionamento, uma capacidade física impressionante para estar em todo o lado, a defender – sim, ele defende, muito e bem – a organizar, a atacar, com uma precisão notável no passe e nunca se escondendo, assumindo sempre vontade de estar em jogo – precipitando mesmo comparações com João Moutinho no auge da carreira. Assim, não espanta que tenha sido o centrocampista com mais acções com bola, nada menos que 2319. Em média por 90 minutos foi mesmo o jogador de todas as posições com mais acções (94,5). Contudo, as suas qualidades não se ficam por aqui.
[ O (incrível) heatmap e acções com bola de Vitinha na Liga Bwin 21/22 ]
Incrível qualidade de passe
Uma equipa que perde pouco a bola em zonas fundamentais dá menos hipóteses aos adversários de a terem e de atacar, e possuir nas fileiras um jogador que raramente falha um passe (e que faz muitos) é valioso. Vitinha é esse tipo de jogador. Em termos absolutos acertou 1608 passes, o registo mais alto entre médios, e em percentagem de acerto ficou-se pelos 90,3%, o segundo valor mais elevado entre centrocampistas, apenas atrás do benfiquista Julian Weigl (91%).
No terço intermédio essa competência sobe para 92,7%, sendo terceiro neste ranking, liderando nas entregas para o último terço, com excelentes 83,8%. Não espanta por isso que tenha sido o segundo médio Sub-23 com com mais passes para finalização por 90 minutos, 1,7, apenas atrás dos 2,0 do brasileiro Lincoln, do Santa Clara. Passes de ruptura foram 0,4, também máximo entre Sub-23 da posição, quarto no total de centrocampistas, chegando aos 5,1 passes aproximativos. Imparável.
[ Passes aproximativos e passes para finalização de Vitinha na Liga Bwin 21/22 ]
Energia inesgotável
Defensivamente, Vitinha também tem poucos rivais. O portista foi o terceiro jogador da Liga com mais acções defensivas no meio-campo contrário em termos absolutos, nada menos que 61, e também em média, com 2,5 por cada 90 minutos. No terço intermédio também apresentou números interessantes, com 2,3, e nas acções defensivas no último terço foi o segundo médio com melhor registo (1,1), o que mostra bem a capacidade de pressão em terrenos adiantados.
GEGENPRESSING KINGS? 👑
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) May 16, 2022
🔸 Estes 2 somaram 1⃣5⃣6⃣ acções defensivas no meio-campo adversário na #LigaBwin 21/22 🙀
🔸 Otávio (95) e Vitinha (61) foram o 1º e o 3º da Liga neste capítulo, com intromissão de Palhinha (SCP)
Uma "matilha" destas é capaz de dar jeito 💪…#FCPorto pic.twitter.com/gpCa01ggEc
Essa energia não se esgota aí. Vitinha foi o terceiro médio Sub-23 com melhor média de desarmes (2,0), o melhor do escalão em intercepções (1,5) e arrasou todas as posições em recuperações de posse, com 8,5, sendo o terceiro entre jogadores de todas as idades. Ainda entre Sub-23, Vitinha foi o segundo médio em conduções (2,9) e o quarto em conduções aproximativas. Impressionante.
[ Acções defensivas e recuperações de posse de Vitinha na Liga Bwin 21/22 ]
Época da total afirmação
[ O Statscard de Vitinha na Liga Bwin 21/22 ]
Vitinha tem apenas 22 anos, feitos a 13 de Fevereiro deste ano, e se pode parecer precipitado avançar com a ideia de uma afirmação definitiva, há jogadores que não enganam. A qualidade do médio vê-se em todos os momentos de um jogo, a sua mentalidade é de alguém bem mais maduro do que a sua idade, e a inteligência que coloca no seu futebol aparenta a de um jogador veterano, habituado à alta roda há muitos e bons anos.
Os seus números de acções para golo (dois tentos e três assistências) podem e devem melhorar com a ainda excelente margem de progressão que possui, mas a sua influência e peso num FC Porto que arrasou a nível interno são à prova de discussão.