
O Arouca confirmou este domingo a subida à primeira divisão do futebol português, competindo entre os “grandes” pela primeira vez desde 2016/17. Um desfecho que se previa, após o 3-0 ocorrido na primeira mão, que colocou o Rio Ave em sérias dificuldades e com obrigação de marcar três golos sem resposta para empatar este “play-off” de subida/descida. Mas a inoperância ofensiva dos vila-condenses manteve-se, aproveitando os visitantes para voltar a ganhar, desta feita por 2-0 – consumando duas subidas de divisão consecutivas, desde o Campeonato de Portugal.
[ Equilíbrio nos expected goals (xG), mas eficácia arouquense ]

🇵🇹 12’ | Rio Ave 0 – 0 Arouca
Vilacondenses perdem Filipe Augusto 🇧🇷 logo aos 9' (lesão). O médio liderava os ratings nos 1os minutos da partida
Statscard: os seus números finais na Liga 20/21#Playoff #RAFCFCA #LigaNOS #PlayOffs pic.twitter.com/v2k3MaPYTi
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) May 30, 2021
O Rio Ave partiu para cima dos visitantes, mas perderam uma das suas pedras fundamentais, Filipe Augusto, lesionado, aos nove minutos. Ainda assim a superioridade continuou a ser da equipa da casa na primeira parte, chegando ao descanso com números superiores, na posse e no ataque. Mas o Arouca não estava neste encontro para ver jogar e marcou no único remate que fez na primeira parte, por Arsénio (32′).
🇵🇹 INTERVALO | Rio Ave 0 – 1 Arouca
Arouquenses descansam à sombra dos 4 golos de vantagem que já levam nos #PlayOffs, antes de disputarem os 45 mins que os separam da futura #LigaBWIN 20/21#Playoff #RAFCFCA #LigaNOS pic.twitter.com/5FDThGoMwv
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) May 30, 2021
No segundo tempo, com a clara noção de que estava perante uma tarefa hercúlea, o Rio Ave continuou a atacar, com a necessidade de fazer cinco golos, mas sem a convicção necessária, e permitiu o segundo golo ao Arouca, aos 59 minutos, por intermédio de Sema Valázquez, que já havia marcado no primeiro encontro. Estava decidido o “play-off” e a descida do Rio Ave, após 13 épocas seguidas no principal escalão, bem como a subida do Arouca.
[ Muito futebol do Rio Ave pelo centro do terreno ]

Arsénio 7.0 – Grande jogo do experiente extremo arouquense. Na primeira parte fez o único remate da sua equipa… e marcou. Além disso criou duas ocasiões flagrantes nos dois únicos passes para finalização que realizou, somou quatro passes ofensivos valiosos, cinco acções com bola na área contrária e completou duas de três tentativas de drible.
🇵🇹 Rio Ave 🆚 Arouca
Os números de Arsénio Nunes 🇵🇹, Victor Braga 🇧🇷 e Sema Velázquez 🇻🇪, os melhores #GoalPointRatings do encontro e 3 heróis que ficam na História do Arouca ⭐️
Todos os ratings em https://t.co/QZuwKyufuG #Playoff #RAFCFCA #LigaNOS #RatersGonnaRate pic.twitter.com/F9jhVnN5DG
— GoalPoint.pt (@_Goalpoint) May 30, 2021