O Rio Ave é a grande sensação do primeiro quarto de Liga NOS 2015/16. Jogadas que estão nove jornadas, o Rio Ave ocupa um sensacional terceiro lugar na classificação, à frente de Benfica e Braga, e com os mesmos pontos de FC Porto. No percurso conta apenas com uma derrota frente ao líder Sporting, num jogo em que, segundo os GoalPoint Ratings, até teve um desempenho estatístico superior ao do conjunto leonino (5,42 contra 5,30).

Mas quem são os grandes rostos do sucesso deste Rio Ave? Ainda esta semana destacámos o timoneiro Pedro Martins como treinador do mês GoalPoint e melhor técnico em Portugal até ao momento. Chega agora a altura de perceber quem são os destaques em campo. Podiam ser mais, mas escolhemos quatro tendo em conta o seu desempenho estatístico.

Liga NOS 2015/16 - Onze Rio Ave -9  Jornada
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

CÁSSIO (Guarda-Redes)
Média GP Ratings: 5,90

Após a saída de Ederson para o Benfica, o experiente Cássio voltou a assumir-se como titular indiscutível nos vilacondenses e, até ao momento, não tem defraudado. Fundamental em vários jogos, coleccionou até agora quatro notas acima de 6 valores e é o segundo guarda-redes que mais defesas faz por jogo (4), apenas superado por Rafael Bracalli.

EDIMAR (Defesa-Esquerdo)
Média GP Ratings: 6,37

Regressado ao Rio Ave depois de experiências menos positivas por Itália e Espanha, Edimar até nem começou a época como titular, mas depressa provou a sua importância na equipa, fazendo o holandês Marvin (que não focamos nesta análise mas que acabou de integrar a nossa equipa do mês) subir no terreno. O brasileiro é mesmo até ao momento o jogador com melhor desempenho médio da sua equipa e tem números impressionantes tanto a defender como a atacar. É o jogador de toda a Liga com mais passes interceptados por jogo (4,3) e está ainda no “top 20” de jogadores com mais desarmes ganhos por partida (2,3). A atacar é o lateral com mais cruzamento eficazes por jogo (2) e só Maxi Pereira cria mais oportunidades de golo que ele. Enorme!

RENAN BRESSAN (Médio-Ofensivo)
Média GP Ratings: 5,73

Este brasileiro que joga pela selecção da Bielorrússia tem sido o grande motor do jogo ofensivo da equipa. Para começar já leva três golos marcados, fruto da sua insistência no remate, sendo mesmo o segundo médio que mais remata na Liga (2,8 por jogo), só superado por Talisca. Mas Bressan é muito mais que isso e tem-se destacado também nas ocasiões de golo que cria, sobretudo de bola parada (uma a cada dois jogos).

GUEDES (Ponta-de-Lança)
Média GP Ratings: 5,65

Começou muito novo, no Penafiel, onde chegou a ser internacional jovem e passou quase toda a sua carreira, no entanto é agora, aos 28 anos, que está a ter provavelmente a sua melhor época. Titular em cinco dos nove jogos disputados pelos vila-condenses, leva dois golos no campeonato mas impressiona a sua percentagem de remates enquadrados com a baliza (57%). Entre os pontas-de-lança da Liga só Rui Fonte e Mitroglou disparam com mais acerto, mas há outro parâmetro que salta à vista nos números de Guedes. O penafidelense nunca vira a cara à luta e, apesar de não ser muito alto (1,82m), é o segundo ponta-de-lança que mais duelos aéreos ganha por jogo (4,4), apenas superado pelo coreano Suk que tem 1,90m. Pode-se dizer que com o acerto de Edimar a cruzar temos aqui uma dupla temível, pena não terem estado muito tempo juntos em campo.

Veremos o que nos traz o resto do campeonato, mas com estes quatro “ases” em grande forma e outros trunfos como Heldon ou Marvin, podemos ter aqui um clube para “chatear” muito os candidatos ao título. Fique atento.