A retoma da Liga NOS trouxe surpresas, incógnitas e um contexto competitivo complexo e raramente visto. Mas neste mundo novo do futebol em Portugal surge um nome que se destaca dos demais pela qualidade que vem demonstrando, não só ao longo da época, mas com foco nestas jornadas de retoma. Falamos de Rodrigo Pinho. O brasileiro do Marítimo está em grande forma e esta segunda-feira fez mais dois golos, na derrota da sua equipa por 3-2 em Portimão. Desde o recomeço da prova, o atacante marcou três golos em três jogos, registando um total de oito tentos no campeonato.

Apenas Thiago Santana, do Santa Clara, e Andraz Sporar, do Sporting, têm tantos golos como Pinho nesta retoma, sendo que somente o jogador maritimista fez esses três tentos de bola corrida. Esta sequência de excelentes exibições, que dá continuidade à boa temporada que está a fazer, garantiu-lhe duas eleições seguidas de melhor em campo, com base nos GoalPoint Ratings. A somar às anterior três, perfaz cinco distinções MVPs. Somente Bruno Fernandes, que saiu em Janeiro para o Manchester United, tem mais eleições (8), e Rodrigo junta-se a Sérgio Oliveira e Pizzi no escasso lote de cinco destaques.

Mais-MVPs-GPR-LigaNOS-infog
Clique para ampliar

Desengane-se quem pensa que Rodrigo Pinho é só golo. É muito mais que isso e os seus números comprovam-no. Ao longo da temporada, o atacante tem demonstrado uma grande apetência pelo remate e, acima de tudo, apresenta uma excelente eficácia no momento da finalização. Para além dos 2,7 disparos a cada 90 minutos, o maritimista surge nesta fase com 65% de disparos enquadrados nas grandes áreas contrárias, e quando surgiram ocasiões flagrantes, converteu 57% dessas situações.

[O golo de Rodrigo Pinho ao Gil Vicente]

Não lhe peçam é que ganhe os duelos aéreos ofensivos (24%), mas essa é uma característica que descreve em muitas situações um avançado com grande mobilidade, como é o caso.

GoalPoint-Portuguese-Primeira-Liga-2018-Rodrigo-Pinho-infog

Os oito golos de Rodrigo até ao momento correspondem a 30% do total de tentos do Marítimo neste campeonato, uma influência grande em termos de finalização, não tanto em acções para golo, pois o brasileiro ex Sporting de Braga e Nacional da Madeira não conta com qualquer assistência até ao momento na Liga.

Ainda assim, as suas exibições têm-lhe valido alguns ratings bem elevados, o maior na jornada 27, na qual marcou um golo na vitória da sua equipa em casa ante o Gil Vicente, por 2-1. Nessa partida enquadrou os seus três remates e criou uma ocasião flagrante em três passes para finalização.

Confira as estatísticas das cinco eleições para MVP de Rodrigo Pingo esta temporada.