Romain Saïss, um “todo-o-terreno” ao serviço de NES 🇲🇦

-

Atemporada do Wolves tem sido de altos e baixos, com constantes mutações no que diz respeito aos resultados e exibições da equipa que ocupa o 13º lugar na corrente edição da Premier League, somando 22 pontos – fruto de seis vitórias, quatro empates e sete derrotas. Ao contrário do que tem ocorrido com o esquadrão dos “lobos”, Romain Saïss tem rubricado “performances” de encher o olho e tem sido um dos esteios do emblema comandado por Nuno Espírito Santo (NES).

O defensor cumpre o quinto ano consecutivo na formação inglesa e esta época tem sido da sua plena afirmação. Quando disponível – falhou alguns jogos por ter testado positivo à Covid-19 – foi sempre utilizado, e ao todo são 12 as presenças na Premier 20/21, outra na Taça da Liga, 1148 minutos em cena e três golos marcados no campeonato.

Internacional por Marrocos, país pelo qual contabiliza 43 internacionalizações e um tento apontado, Saïss é um jogador fiável, polivalente, que tanto actua como defesa-central num 1x4x3x3 descaído sobre o lado esquerdo, tal como ocorreu no empate diante do Brighton na última jornada do campeonato, e no 1x3x4x1x2 muitas vezes elaborado por NES é o central que se posiciona na zona central. Pode, ainda, ser o médio mais defensivo. A esta vasta utilidade, o atleta de 30 anos alia velocidade, força (83 quilos e 1,88m) e rapidez. Em suma, um “todo-o-terreno” que está (quase) sempre à disposição de Nuno Espírito Santo para todas as batalhas dos “Wolves”.

GoalPoint-English-Premier-League-2020-Romain-Saïss-infog
Clique para ampliar

A importância do jogador africano fica consubstanciada através da folha de serviços que apresenta nos 1056 minutos de utilização na Liga inglesa, onde regista um GoalPoint Rating de 6.1, o quarto melhor rating entre os defesas-centrais com mais de 765 minutos (metade do total possível). É, também, o segundo central com mais golos por 90 minutos (0,3), num total de três, sendo neste capítulo apenas ultrapassado por Kurt Zouma (Chelsea), que tem quatro golos apontados; o quarto com mais intercepções de cabeça (0,3); e ocupa, ainda, um lugar no Top 10 daqueles que somam mais acções defensivas no primeiro terço (8,3, o primeiro regista 9,1).

Imperial frente a Mourinho

GoalPoint-Wolves-Tottenham-English-Premier-League-202021-MVP
Clique para ampliar

Na jornada 15 da Premier League, o Wolves empatou a um golo ante o Tottenham de José Mourinho e a exibição do número 27 roçou a perfeição: três remates, dois enquadrados e um golo, que marcou a quatro minutos dos 90 e que teve o sabor a um precioso empate. Além disso registou uma eficácia de 89% no capítulo do passe, desperdiçou apenas três dos 14 longos que desenhou, somou apreciáveis 20 passes progressivos certos e recuperou em nove ocasiões a posse de bola.

Consistência ao longo dos anos

Desde que o Wolverhampton regressou à elite do futebol inglês, na época 2018/19, os números de Saïss têm sido consistentes e melhoraram esta temporada. Nesse ano de estreia realizou em todas as provas oficiais – Premier League, Taça de Inglaterra e Taça da Liga – 26 encontros e assinou dois golos. Detalhando as 19 partidas realizadas no campeonato, venceu 74% dos duelos aéreos em que interveio, alcançou uma média de duas intercepções a cada 90 minutos e foi eficaz em 85% dos passes feitos no terço defensivo.

Na época transacta, foi mais vezes opção, apontou os mesmos dois golos, gizou uma assistência e aumentou a eficácia de passe no terço defensivo (91%). Aos 30 anos, Saïss está em final de contrato com o Wolves, embora o clube tenha a opção de accionar e prolongar o vínculo por mais uma temporada. De acordo com o Transfermarkt, o valor de mercado está cifrado nos €10M.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.