A
Albânia foi buscar forças e bravura aos confins dos Balcãs e venceu a Roménia, obtendo não só a sua primeira vitória em fases finais como acalentando ainda o sonho do apuramento, caso venha a constituir-se como um dos melhores terceiros classificados da fase de grupos.
#Euro2016 | Vamos cobrir td o q interessa do #SUI #FRA e #ROU #ALB Alguém nos traga o jantar a meio, por caridade pic.twitter.com/7bfrHd4fVF
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 19, 2016
Romenos Sadiku’s…
A Roménia assumiu naturalmente a iniciativa inicial somando sete remates no final do primeiro tempo mas os “albanos” não queriam ir para casa a “zeros” e fizeram uso da garra para chegar ao intervalo a vencer, com um golo histórico de Sadiku (quando já antes podiam ter marcado). Três remates enquadrados para cada lado e a Albânia a sonhar com o terceiro posto, na ida para os balneários.
A segunda parte trouxe uma Roménia mais afoita (nove remates) mas nem por isso os albaneses abdicaram de sonhar, ainda para mais jogando como mais queriam: no contra-ataque.
A equipa estreante terminou aliás os segundos 45 minutos igualmente com nove remates mas dois deles enquadrados, algo que os desinspirados romenos não conseguiram fazer. Festa rija e justa da nação albanesa numa noite histórica para uma “nova nação” futebolística.
#ROU 🆚 #ALB | GoalPoint Ratings @ HT:
1⃣ Memushaj 6.4 🔝
2⃣ Stancu 5.9
3⃣ Mavraj 5.7
⬇ Tatarusanu 2.9 💩
#ROUALB pic.twitter.com/b1uo4MvfHR— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 19, 2016
Memushaj comanda “heróis”
O “9” albanês Memushaj foi o líder da façanha das “águias negras”. Dos seus pés sairam nada menos do que sete passes para ocasião, um deles a culminar no golo de Sadiku mas não se ficou por aí: sete cruzamentos eficazes (em oito!), três remates e… ainda recuperou oito vezes a posse. Um “tractor multifunções” que bem fez por merecer o GoalPoint Rating de 7.8.
Factos Estatísticos GoalPoint:
- Seis das sete ocasiões criadas por Memushaj surgiram de bola parada, um novo máximo do torneio
- Dos primeiros sete remates romenos seis deles foram efectuados de fora-da-área
- Os albaneses fizeram mais do dobro dos remates enquadrados (5) que tinham somado nos dois jogos anteriores (2)
A Albânia aguarda agora pelo passar da última ronda para perceber se, com três pontos, conseguirá ser apurada como um dos melhores terceiros classificados.