Ronaldo 🆚 Messi 18/19: quem precisa mais de quem?

-

Cristiano Ronaldo afirmou em entrevista à “Gazetta Dello Sport” que não só não sente falta da competição com Lionel Messi como, provavelmente, será o argentino a sentir mais falta da mesma. Confirmam os números a suspeita de CR7? Eis o desempenho dos dois “astros” na época 18/19, nas duas principais provas que enfrentam, a Liga doméstica e a Liga dos Campeões:

A “radiografia” actual não parece sustentar a suspeita de Cristiano. Com ambos os jogadores em plano elevado nas respectivas Ligas, Messi não só apresenta indicadores de quem parece apostado (com sucesso) em somar o seu melhor desempenho de sempre, como transporta esses sinais para aquela que foi, nos últimos anos, a prova “querida” do português, a Champions League.

Centrando a atenção em Ronaldo, e comparando o seu desempenho médio em Itália com a sua última “ficha de serviço” na La Liga (vide infografia em baixo), não deixa de ser curioso que, com excepção do ligeiramente menor acerto no remate e na maior propensão para conquistar faltas, Ronaldo mostra-se mais “jogador de equipa”, não só tendo igualado já o número de assistências com que fechou a edição anterior da Liga espanhola, como aumentando o seu índice de participação nas tarefas defensivas da equipa.

GoalPoint-Cristiano_Ronaldo_2018_vs_Cristiano_Ronaldo_2017-infog
Clique para ampliar

Conclusão? Nenhum dos “astros” parece precisar do outro para atingir os seus objectivos, por esta altura. Messi continua a pulverizar os máximos que pensávamos serem impossíveis de atingir. Já Cristiano Ronaldo vai cumprindo com distinção o desafio de mudar de futebol após tantos anos “merengue”, apresentando indicadores que continuam a fazer da idade um factor desconhecido do ex-bola de ouro.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR