Após apresentarmos, em Fevereiro, Lito Vidigal como o primeiro vencedor a repetir o prémio de treinador do mês na Liga NOS, o mês de Março volta a consagrar um técnico que já tinha ganho o prémio anteriormente, mas a maior surpresa (ou nem por isso tendo em conta que falamos de futebol português) residiu no despedimento de Pêpa, nada menos do que o líder do RTG da LEDMAN LigaPro.

Liga NOS: um professor que diz “presente”

RTG™: O Treinador do mês GoalPoint | Março 2016
Clique na para ampliar (fonte: GoalPoint)

Depois das vitórias em Alvalade e São Petersburgo, Rui Vitória parecia apontado ao lugar de segundo repetente do prémio mensal RTG, mas da Madeira surgiu outro professor a complicar-lhe as contas. A época de Manuel Machado está longe de ser um dos seus melhores trabalhos, mas quando a pressão aperta o vimaranense tem por hábito dizer “presente”, e depois de uma vitória fora, no Bessa, somou na Choupana triunfos difíceis sobre os candidatos europeus Rio Ave e Vitória Guimarães.

Estes três resultados valeram-lhe a subida de cinco lugares no ranking, mas principalmente a aproximação aos lugares europeus, que de repente, estando a apenas cinco pontos, deixaram de ser um sonho. Tudo isto não terá passado despercebido a Rui Alves, com o Nacional a anunciar a renovação com o professor até 2017 precisamente esta semana.

Rui Vitória ficou a 66 pontos de Manuel Machado este mês, mas consolidou a sua posição no topo do ranking, e já leva mais de 700 pontos de avanço sobre o terceiro classificado, Pedro Martins. Já Fabiano Soares repetiu o terceiro lugar do mês passado e, com duas vitórias fora, em Vila do Conde e Coimbra, garantiu definitivamente a permanência e a candidatura à Europa.

O destaque negativo este mês vai para Sérgio Conceição, que perdeu todos os jogos que realizou (três), e já não ganha um encontro desde Janeiro, parecendo ter-se esgotado a aura que fez a sua equipa chegar ao quinto lugar. Também o timoneiro do outro Vitória, Quim Machado, está em mau momento, e só ganhou um jogo desde que o mercado de Inverno abriu.

> NA PRÓXIMA PÁGINA: NA LEDMAN A CHICOTADA TOCA A TODOS, ATÉ AO… LÍDER!