Após mais um mês de futebol é tempo de premiar os melhores. No caso do RTG (Ranking de Treinadores GoalPoint) olhamos ao desempenho dos treinadores, tendo em conta o nível de dificuldade dos jogos que enfrentaram. A classificação é totalmente inovadora.

Se houve mês em que a credibilidade do ranking ficou comprovada foi este. No conjunto dos dois campeonatos em análise havia, no final de Agosto, quatro treinadores com pontuação abaixo de -600 pontos. Um deles, Abel Xavier, já tinha sido dispensado, e os outros três, José Viterbo, Armando Evangelista e Artur Marques, chegam ao final do mês de Setembro desempregados. A continuar assim há mais dois treinadores com o lugar em risco em Outubro. Saiba quem são, e conheça ainda os premiados.

RTG - Treinador do mês GoalPoint - Setembro 2015
Clique na infografia para ampliar (infografia: GoalPoint)

LIGA NOS: UM LÍDER SURPREENDENTE

O melhor treinador do mês de Setembro na Primeira Liga é Fabiano Soares. Três vitórias em outros tantos jogos no campeonato, uma delas contra o SC Braga, não deixam dúvidas, e o brasileiro confirma assim as boas indicações que já tinha deixado no final da época transacta. O Estoril está neste momento em lugar de acesso à Europa e parece voltar aos tempos áureos de Marco Silva. Fabiano terá com certeza a sua quota-parte no sucesso.

Em segundo lugar no RTG do passado mês ficou Paulo Fonseca. O momento mais infeliz foi precisamente a derrota na Amoreira com Fabiano Soares, mas depois disso contou quatro vitórias seguidas, duas na Europa e uma delas em Guimarães. Muito bem!

RTG 2015/16 - Liga NOS - Setembro 2015
Clique na tabela para ampliar

O outro destaque vai para Pedro Martins, que já tinha sido terceiro em Agosto e volta agora a repetir um lugar no pódio. Essa consistência dá ao comandante dos vila-condenses o primeiro lugar na classificação geral até ao momento, como pode ver no quadro.

Na zona do “chicote” está Vítor Paneira. O homem que comanda o estreante Tondela teve um mês de Setembro desastroso, com 624 pontos negativos, e apesar de ter pontuado na primeira jornada do mês de Outubro terá que fazer melhor para se livrar da maldição dos -600 pontos.

NA PRÓXIMA PÁGINA: II LIGA AO RUBRO