N o primeiro RTG de 2022 dá-se a consagração de um técnico a fazer uma temporada extraordinária. Ricardo Soares já tinha ficado no segundo posto em Dezembro e, em Janeiro, superou toda a concorrência. Foi também um mês que trouxe alterações importantes no topo da classificação geral.
Liga Bwin: Sensação cada vez mais sensacional
O Gil Vicente fez dez dos 12 pontos possíveis nas quatro jornadas de Janeiro, culminando com os três arrancados na Luz, que consagraram de forma justa Ricardo Soares como melhor treinador do mês. Se é certo que a vitória em Lisboa valeu 344 pontos e fez toda a diferença, o facto é que a época do Gil já justificava este prémio, como mostra a subida de Ricardo Soares ao quarto lugar no ranking de melhores treinadores da temporada.
No segundo lugar ficou Pako Ayestarán. Mais uma vez o Tondela vai passando entre os pingos da chuva da luta pela manutenção e o espanhol tem todo o mérito, com um plantel que está longe da qualidade de alguns dos concorrentes. O Tondela jogou seis vezes em Janeiro, com apenas uma derrota, e conseguiu vitórias importantes, com destaque para as de Portimão e Vila do Conde, para a Taça de Portugal. O Tondela já tinha deixado o Estoril pelo caminho e Pako Ayestarán tem mesmo a melhor pontuação na Taça até ao momento.
A fechar o pódio de Janeiro aparece Vasco Seabra que, com um início sensacional no Marítimo, fecha também o pódio da classificação geral no momento, tal como tinha feito na época passada, quando tomou conta do Moreirense. As vitórias fora de casa em Portimão e Braga foram os grandes destaques do Marítimo neste mês.

O destaque negativo de Janeiro vai, obrigatoriamente, para Paulo Sérgio, que desceu 14 lugares na classificação geral após um mês desastroso com três derrotas em casa contra a adversários de nível teoricamente inferior: Mafra, Tondela e Marítimo.