O mês de Outubro traz muitas novidades, com caras novas entre os premiados e mudanças no topo das classificações acumuladas. Na Liga bwin temos o primeiro galardão para um “rookie” nestas andanças e o disparar de Roger Schmidt rumo a uma temporada que pode bater recordes pontuais, e com uma bela “sombra” na equipa secundária.
Liga bwin: Vitória de vitória em vitória
Moreno Teixeira foi o melhor treinador no mês de Outubro. O estreante treinador do Vitória, que já tinha na folha de visitas a proeza de ter sido o único a fazer tropeçar o Benfica no campeonato (ainda em Setembro), contou por vitórias os quatro jogos em Outubro. Umas mais sofridas que outras, mas o grande de Guimarães só somou nove pontos em nove possíveis no campeonato e foi a Gaia vencer tranquilamente o Canelas numa eliminatória de Taça de Portugal que fez muitas vítimas entre os de “cá lá de cima”. Fruto de um mês de excelência, subiu cinco lugares na classificação acumulada e já é segundo.
Em segundo, mas olhando apenas a Outubro, ficou Armando Evangelista. O Arouca vai fazendo uma temporada atipicamente tranquila e não conheceu derrotas nos últimos seis jogos. No último mês, destaque para a vitória sobre o Sporting e para a goleada (4-1) aplicada ao Famalicão. Armando Evangelista é agora o “mister” com mais resultados muito positivos (4).
Roger Schmidt, que teve mais um mês ultra positivo, teve apenas o empate contra o Caldas a manchar ligeiramente o registo. Ainda assim, abriu para mais de 500 pontos a vantagem no topo da tabela acumulada.

A pior pontuação do mês coube a Ivo Vieira, que perdeu os três jogos para o campeonato. Só dois treinadores já demitidos (Vasco Seabra e César Peixoto) têm pior pontuação no acumular da época.