Rúben Ribeiro | De perder a paciência 😤

-

R úben Ribeiro vai ser, a partir da próxima semana, jogador do Sporting, e o anúncio surge numa semana em que o ainda jogador do Rio Ave passou a liderar dois importantes rankings a nível europeu.

GoalPoint-Braga-Rio Ave-LIGA-NOS-201718-RatingsApós ter sofrido oito faltas na deslocação ao Municipal de Braga, o médio-ofensivo aumentou a sua média para 4,9 faltas sofridas a cada 90 minutos, igualando assim o “homem 220 milhões”, Neymar. Muitas vezes isto é apontado a Rúben Ribeiro como se de um defeito se tratasse, visto que “dá cabo” da paciência aos adversários com os constantes apitos que provoca, mas também é como resultado das faltas ganhas por Rúben, e não só, que o Rio Ave tem marcado alguns dos seus golos esta época.

GoalPoint-Melhores-da-Europa-201718-Faltas-Sofridas-infog
Clique para ampliar

Não é coincidência o facto de o ranking ter três jogadores da Liga NOS. É sabido que em Portugal se apita muito mais do que em outros campeonatos, mas o caso de Rúben Ribeiro é especial. Provocador por natureza, o médio adora entrar em situações de um-para-um com os adversários e, apesar de se sair bem muitas vezes (tem uma eficácia de drible de 66%), também é verdade que se deixa desarmar demasiadas vezes. Esse é outro ranking que lidera a nível europeu.

GoalPoint-Melhores-da-Europa-201718-Desarmes-Sofridos-infog
Clique para ampliar

A cada jogo é normal ver Rúben Ribeiro perder a bola para um defesa cerca de 4,1 vezes. Só dois jogadores em toda a Europa igualam o seu registo, mas tanto Kakuta (4,0 / 90m) como Correa (6,0 / 90m) arriscam mais no drible do que Rúben Ribeiro (3,6 / 90m).

Estamos, portanto, na presença de um jogador capaz de tirar a paciência ao mais calmo dos espectadores, sejam eles adversários ou adeptos da própria equipa, e os números mostram isso mesmo. Resta saber qual a face de Rúben que virá mais ao de cima em Alvalade, mas espera-se tudo menos um jogador consensual.

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.