Rüdiger está acima de Rúben Dias como diz Rio Ferdinand?

-

Esta é uma das declarações da semana. Rio Ferdinand, antigo jogador do Manchester United e da selecção de Inglaterra, é voz respeitada e avalizada para aquilatar das qualidades de defesas-centrais, e afirmou recentemente que o melhor jogador da posição em Inglaterra nos últimos tempos não é Rúben Dias. O português foi eleito Jogador do Ano da Premier League e Defesa do Ano da UEFA, mas Ferdinand tem outra opinião. Apesar de reconhecer qualidade ao jogador do Manchester City, aponta ao alemão do Chelsea, Antonio Rüdiger, como a grande figura entre centrais. 

“Desde que Tuchel chegou ao Chelsea, Rüdiger tem sido o melhor defesa-central. Ele e o Rúben Dias estão muito perto um do outro, mas o efeito que o Rüdiger tem na sua equipa é enorme”
(Rio Ferdinand)

O debate é interessante, apesar de repetido – embora com protagonistas diferentes. A questão de saber qual o melhor central da Liga inglesa foi também tema na época passada, com Rúben Dias e Virgil van Dijk no centro da discussão – e das nossas análises -, em especial por terras de Sua Majestade, sendo que Inglaterra rendeu-se ao talento do jogador luso. Desta feita, e muito por culpa da lesão prolongada do holandês na época passada, é o alemão que vem à baila.

Afinal quem teve melhores desempenhos?

[ Os comparativos entre Rüdiger e Rúben na Premier League 2020/21 (esquerda) e 2021/22 ]

Não estamos aqui para contrariar ou sustentar as afirmações de Rio Ferdinand, apenas para apresentar dados, a serem usados juntamente com a observação dos caros leitores neste exercício. Curiosamente, Rüdiger terminou com um GoalPoint Rating acumulado em 2020/21 na Liga inglesa superior ao de Rúben Dias, apresentando alguns dos principais números muito semelhantes aos do português, com vantagem absoluta na eficácia das tentativas de desarme (79% contra 49%). A favor do ex-Benfica, certamente, o facto de o City ter vencido a Liga da forma como o conseguiu, tendo o central contribuído decisivamente para a estabilização defensiva da equipa de Guardiola. E é aqui, no efeito sobre os colectivos, que as opiniões poderão divergir de forma mais acentuada. Teve Rüdiger um impacto maior no Chelsea do que Rúben teve no City?

[ Acções com bola de Rüdiger e Rúben em 21/22 (mapas da esquerda), mapas de acções defensivas de ambos (à direita) ]

O curioso das palavras de Rio é que surgem numa época, ainda no seu início, na qual Rúben Dias aparece com números mais consolidados que os da época passada, melhores até que os de Rüdiger, incluindo no passe e na eficácia de desarme. O que levou, então o ex-jogador a considerar o alemão “o melhor central a jogar em Inglaterra, mas com Rúben perto”?

Vantagem (na) final para o alemão

GoalPoint-Antonio_Rüdiger_2020_vs_Rúben_Dias_2020-infog
Clique para ampliar

Ratings semelhantes para os dois jogadores na Liga dos Campeões da época passada, mas com Rúben a melhorar em diversos parâmetros, com destaque para a eficácia no desarme. Ainda assim, o duelo maior da época passada, na final do Estádio do Dragão, acabou por cair para o lado de Rüdiger, que levou o troféu para casa e que, consistentemente, transportou a esta solidez para a temporada em curso, sendo claramente o pilar defensivo do Chelsea de Thomas Tuchel – se tirarmos da equação os médios defensivos, nomeadamente N’Golo Kanté. Não espanta que esteja aqui a base da opinião de um dos “pundits” mais conhecidos do futebol inglês.

A Rio Ferdinand faltou concretizar em que dados objectivos, ou até de simples análise observacional, além de simples constatações de contexto, se baseou para sustentar a sua opinião, mas é assim mesmo que deve ser encarado o futebol, debater o que se passa nas quatro linhas, a análise aos jogadores, com a abertura que se vive em Inglaterra para debater estes temas. Concordas com Rio? Ou achas o português mais influente?

GoalPoint
GoalPoint
O GoalPoint.pt é um site produzido pela GoalPoint Partners, uma start-up especializada em análise estatística de futebol, que oferece serviços dirigidos a profissionais, media, patrocinadores/anunciantes e adeptos.