O
País de Gales bateu de forma categórica a Rússia por 3-0, numa exibição de luxo de Aaron Ramsey e Gareth Bale. Os russos voltou a desiludir em campo e despedem-se do Euro 2016.
Entrada de Dragão
O País de Gales entrou demolidor e aos 11 minutos marcava o primeiro através de Aaron Ramsey que, após grande desmarcação de Joe Allen, coloca a bola por cima do guarda-redes russo, com categoria (mas cuidado com a “maldição”)
⏰ 0’ | #RUS 0-1 #WAL | Celebrities stay home!#Euro2016 #RUSWAL #RamseyCurse #RIP pic.twitter.com/fHrZxLannc
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 20, 2016
Nove minutos depois, novo tento galês desta feita pelo defesa esquerdo Neil Taylor, que ainda vê Igor Akinfeev negar-lhe o primeiro remate mas à segunda tentativa não perdoa.
⏰ 20’ | 0-2 | GOLO do #PaísdeGales!
Golo de #Taylor após assistência de #Allen !#Euro2016 #WALRUS #WAL #RUS pic.twitter.com/uwUKcKikUR— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 20, 2016
O País de Gales teve ainda outras outras oportunidades para dilatar o placard, tão gritante era a superioridade e inspiração galesa (com Ramsey à cabeça). Os dados estatísticos espelham esse domínio nos primeiros 45 minutos:
- Doze remates (nove enquadrados) contra seis “tiros” russos (dois enquadrados);
- 79% dos duelos ganhos contra apenas 21% (!) por parte da Rússia;
- Dez passes para ocasião galeses, contra apenas quatro do adversário.
⏰ #RUS 🆚 #WAL | #Ramsey até agora
▶ 45 minutos 🕝
▶ 3 remates
▶ 1 golos ⚽
▶ 3 passes p/ ocasião 🎁#RUSWAL pic.twitter.com/q9aqGjJj4b— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 20, 2016
Bale junta-se à festa
E, perante o “festival” atacante de Ramsey e companhia, a estrela principal não quis deixar de marcar presença. Gareth Bale já tinha sido o principal dinamizador do ataque galês, mas aos 67 minutos coloca também o seu nome na lista de marcadores, com mais uma assistência magistral de Aaron Ramsey.
A vencer por três golos, o País de Gales limitou-se a gerir a partida durante a meia hora que restava, já a pensar nos oitavos-de-final.
⚽ #Euro2016 2 worlds apart
▶#CRonaldo | 180 🕝 | 20 shots | 4 ot | 0 gl ⚽
▶#Bale | 255 🕝 | 17 shots | 12 ot | 3 gl ⚽ pic.twitter.com/VWNIKVzIwj— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) June 20, 2016
Aaron Ramsey foi segundo o GoalPoint Rating o melhor em campo com uma (fantástica) nota de 9.5. O jogador do Arsenal marcou o primeiro golo da noite, fez quatro remates, uma assistência, seis passes para ocasião e 39 passes no meio-campo contrário. Uma exibição fabulosa que ficou a apenas uma décima da nota de Dimitri Payet no primeiro encontro deste Europeu 9.6.
Factos Estatísticos GoalPoint:
- O golo de Neil Taylor foi o primeiro do País de Gales desde Outubro de 2014, em que Bale ou Ramsey não marcaram ou assistiram.
- Os nove remates enquadrados do País de Gales no primeiro tempo são um recorde até agora no Euro 2016.
- Com o golo de hoje, Gareth Bale tornou-se o melhor marcador de sempre do País de Gales com 22 tentos.
- Akinfeev fez nove defesas, “pulverizando” o anterior máximo do torneio da autoria… do islandês Halldorsson contra Portugal.
- Bale bateu o recorde de dribles eficazes num único jogo: oito (em dez tentativas)
Com o empate a zero da “vizinha” Inglaterra com a Eslováquia, o País de Gales terminou em primeiro lugar este grupo B com sete pontos. Nos oitavos-de-final o País de Gales irá defrontar um dos o terceiros classificados do Grupo A, C ou D.
A Rússia abandona este Euro 2016 sem honra nem glória, com apenas um ponto.



