ao fim de dez jogos na Liga NOS 17/18, o Sporting está imbatível e sofreu apenas cinco golos. Uma grande diferença para a época passada, quando já tinha o dobro dos golos sofridos e uma derrota, precisamente no terreno onde, este fim-de-semana, se viu como protagonista de um inédito “massacre” de uma equipa “pequena” a uma “grande”.
Uma das grandes figuras do jogo de Vila do Conde foi Rui Patrício, autor de cinco defesas, algumas com elevado grau de dificuldade. Este, lembramos, é um fenómeno a que temos vindo a assistir com regularidade neste início de época. O titular da selecção nacional já tinha sido o melhor em campo na recepção ao FC Porto, jogo em que até igualou o seu recorde pessoal de defesas numa só partida.
⏰ FIM | Sporting 0-0 Porto
Rui Patrício igualou o seu máx de defesas (7) num jogo da #LigaNOS desde 2013/14#SCPFCP #DiaDeSporting pic.twitter.com/uq3jIE3eLP
— GoalPoint.pt ⚽ (@_Goalpoint) October 1, 2017
Mas será este o melhor momento de Rui Patrício no Sporting? Os números indicam que sim, pelo menos nas últimas quatro épocas, desde que há dados da Opta para a Liga Portuguesa.
O “camisola 1” do Sporting defendeu, esta época, 84,8% dos remates que foram à sua baliza na Liga NOS. Um registo bem diferente dos 64,2% com que terminou a temporada passada.
Tendo em conta os 33 remates que já foram direccionados à baliza do Sporting esta época, ao invés dos cinco golos que encaixaram até ao momento, os “leões” já teriam sofrido 12, caso Rui Patrício tivesse mantido a média da época passada. Ou seja, em vez de serem a segunda equipa menos batida do campeonato seriam a… oitava.
Para se ter uma melhor noção do quão impressionante é o registo de Rui Patrício na temporada em curso, diga-se que o português não só é o melhor da prova, como é um dos melhores a nível europeu se juntarmos as cinco principais Ligas à portuguesa.
Mínimo de 450 minutos jogados nas Ligas Top-5 + Portuguesa
Num ranking que curiosamente também é fechado por um guarda-redes português (Miguel Silva), Rui Patrício aparece em sexto lugar, o que o coloca entre a elite dos guarda-redes a actuar na Europa, neste momento. Na temporada anterior, o Top-5 foi: Ederson (82,4%), Asenjo (81,9%), Neuer (79,7%), ter Stegen (78,8%) e Trapp (78,3%). Um bom sinal para o Sporting, se levarmos em conta que três deles acabaram como campeões nacionais.
Longe de deslumbrar ofensivamente – o Sporting é apenas a oitava equipa com mais remates da Liga -, vai valendo a Jorge Jesus a segurança oferecida pelo seu guardião nas horas de maior aperto. Rui Patrício está, provavelmente, na melhor forma de sempre e isso tem valido preciosos pontos ao “leão”.