Scouting: Thomas Delaney, precoce capitão

Thomas Delaney, de 23 anos, é uma das principais figuras do Copenhaga. Após percorrer os vários escalões da formação dinamarquesa fez a sua estreia pela equipa principal na época 2008/2009.

(foto: fck)
Um precoce capitão (foto: fck)

Determinação, agressividade e concentração são as características principais do jovem que se tornou capitão de equipa esta temporada, somando até ao momento mais de 100 jogos pelo Copenhaga.

Desde de 2009/10 na equipa principal do Copenhaga, Thomas Delaney atingiu o seu melhor nível agora aos 23 anos de idade. O número 8 do conjunto dinamarquês assumiu no início desta temporada a braçadeira de capitão.

Uma promessa do futebol nórdico que não deve tardar a afirmar-se na selecção principal da Dinamarca e atingir um ambiente competitivo mais elevado. O jovem médio já soma mais de 140 aparições o que faz com que apresente uma experiência acima do normal para a sua idade.

Eficácia e visão

Alinha como médio-centro do lado esquerdo num sistema de 4x4x2. O esquerdino apresenta uma elevada eficácia de passe, com uma média por jogo superior a 80%, juntamente com a inteligência táctica e visão de jogo. Os seus índices de concentração, agressividade e atitude competitiva são outros dos argumentos a ter em conta.

Thomas é conhecido por ser um jogador equilibrado em todos os processos do jogo. Defensivamente apresenta uma excelente capacidade de desarme e uma grande eficácia de duelos aéreos ganhos. Do ponto de vista ofensivo consegue organizar as acções da equipa, circulando a bola com passes curtos mas também varia muito bem o centro de jogo com passes longos e certeiros. Costuma aparecer na grande área adversária para dar seguimento às jogadas que ele próprio inicia. Rápido, móvel e com uma elevada capacidade de execução. Não deverá faltar muito para o jovem líder assumir um papel de destaque na selecção principal.

Nome: Thomas Joseph Delaney
Clube: FC Kobenhavn (Dinamarca)
Nacionalidade: Dinamarca/Estados Unidos
Nascimento: 1991-09-03 (23 anos)
Posição: Médio-centro
Pé preferencial: Esquerdo
Altura: 1,82m
Peso: 71 kg
Valor: 1,5-3M€
Contrato até: Junho, 2017

Recomendação GoalPoint*: clube do segmento médio/alto, com uma estratégia de aposta sustentada em jogadores jovens

 

* Recomendação GoalPoint
a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)
Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)
Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia
Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Ligados principais campeonatos europeus
Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)

Francisco Gomes da Silva
Nascido em 1993 e licenciado em Economia. Um campo, uma bola e 22 jogadores, uma paixão que despertou bem cedo na sua vida. Jogou até aos 19 anos, seguindo-se passagens como treinador-adjunto dos Sub-19 e Sub-15 do Grupo Desportivo Alcochetense. Paralelamente iniciou-se na área de comunicação através de análises tácticas e técnicas para sites e revistas em Portugal. Colabora ainda com o Departamento de Prospeção do Benfica na condição de observador.