Scouting: Alexander Milosevic, a muralha defensiva

Em mais uma viagem pelo Norte da Europa, analisamos o defesa-central do AIK que já soma mais de 90 jogos entre campeonato e selecções.

Alexander_Milosevic_Nr_6_AIK
O jovem optou pela selecção sueca apesar de já ter passado pelas selecções jovens da Sérvia (foto: WC)

Central alto, forte mas nada tosco. Com 22 anos, o sueco tem sido seguido de perto por vários emblemas europeus. O Sporting foi um dos clubes que viu o seu nome ser associado a Alexander Milosevic, capitão dos Sub-21 da Suécia.

Milosevic passou pelas selecções jovens da Sérvia mas é na Suécia que se tem afirmado, com presenças assíduas nos Sub-19 e Sub-21, onde é capitão. O central também conta com uma internacionalização A no início do ano de 2014.

Alexander chamou a atenção no Vasalund, transferindo-se depois para o AIK em 2011. O seu primeiro golo com a camisola do AIK aconteceu em Abril de 2012 e ficará para a história como um dos melhores de sempre, um remate indefensável a 45 metros da baliza.

O possante central de 22 anos é a principal referência da equipa no seu processo de organização ofensiva. É dos pés dele que o AIK começa a desenhar os seus ataques. Gosta de sair a jogar, subindo no terreno e apostando no drible pelo corredor central, tendo sucesso muitas das vezes. Também aponta muito às diagonais longas com uma excelente percentagem de eficácia. Do ponto de vista defensivo, é um jogador muito forte no jogo aéreo e em situações de 1×1 com mais de 80% de desarmes bem-sucedidos.

O número 6 do emblema sueco alinha como central do lado direito, assumindo ainda o papel de líder da defesa do AIK. Uma formação que alterna entre o 4x3x3 e o 4x4x2. Com 22 anos já tem nas pernas mais de 90 jogos entre campeonatos e selecções. Precisa de melhorar o seu posicionamento defensivo quando a equipa se encontra numa fase de transição defensiva e de ter mais critério nos lances de saída de bola e antecipação ao adversário.

Nome: Alexander Sjostrom Milosevic
Clube: AIK Stockholm (Suécia)
Nacionalidade: Suécia/Sérvia
Nascimento: 1992-01-30 (22 anos)
Posição: Defesa-centro
Pé preferencial: Direito
Altura: 1,91m
Peso: 80 kg
Valor: 1,5-3M€
Contrato até: Dezembro, 2016

Recomendação GoalPoint*: clube do segmento médio/alto, com uma estratégia de aposta sustentada em jogadores jovens

 

* Recomendação GoalPoint
a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)
Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)
Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia
Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Ligados principais campeonatos europeus
Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)