Filip Mladenovic é um bom exemplo de uma contratação de sucesso no mercado de Janeiro, uma excepção portanto. O sérvio de 24 anos joga actualmente no Colónia, da Alemanha, onde chegou em Janeiro oriundo do BATE Borisov visivelmente disposto a agarrar a oportunidade.

Desde que chegou ao Colónia, o lateral esquerdo internacional pela Sérvia agarrou o lugar no corredor e parece não o querer largar, somando já uma assistência e um desempenho muito positivo no que se espera de um lateral.

Esquerdino habilidoso

Mladenovic é um lateral muito ofensivo que quando embala no seu corredor é muito perigoso. Combina muito bem com os seus colegas na ala e faz constantemente incursões ofensivas, onde os seus cruzamentos normalmente tendem a ser muito complicados para a defensiva contrária. Filip apresenta ainda uma técnica apurada no que respeita ao drible e condução de bola, com um estilo e fisionomia que fazem lembrar Philip Lahm. Um dos aspectos mais curiosos é que Mladenovic tenta com insistência desferir o seu potente remate e desmarcar os seus colegas com venenosos passes de rotura. Números? Em três aparições na Bundesliga regista até ao momento quase dois passes para ocasião por encontro e 1.5 remates. Ameaça imediata.

A nível de posicionamento é também um defesa competente, revelando bom sentido de orientação em campo e ainda uma enorme qualidade na recuperação de bola. É agressivo nos duelos e persistente no pressing. Neste capítulo os seus números nos seis jogos que disputou esta época na Liga dos Campeões falam ainda mais alto, até pela dificudade acrescida: três desarmes eficazes e outras três intercepções a cada 90 minutos jogados na Champions? Não é para qualquer um.

PONTOS FORTESPONTOS DE MELHORIA
Remate de meia-distânciaJogo aéreo
Condução de bolaPosicionamento na basculação defensiva
DriblePé direito
Passes de ruptura
Passe longo
Velocidade e aceleração

Explosão

Peter Stoger tem em Mladenovic uma “pechincha” para trabalhar e rentabilizar no futuro. Trata-se de um ala esquerdo com muita qualidade e, num campeonato exigente como o alemão, tem todas as condições para explodir e dar um salto para um clube grande.

https://www.youtube.com/watch?v=bEsMQcRDdns

Tem um ou outro pormenor a trabalhar, mas nos poucos jogos que efectuou demonstrou ser um jogador que trabalha e é incansável em cada desafio que tem em campo. Para uma posição que tão difícil de encontrar um bom jogador, temos em Mladenovic uma solução a que qualquer scouter não iria desprezar.

Nome: Filip Mladenovic
Clube: Colónia
Nacionalidade: Sérvia
Nascimento: 1991-08-15 (24 anos)
Pé preferencial: Esquerdo
Altura: 1,80m
Peso: 72 kg
Valor de mercado: 1,8 milhão de euros
Contrato até: 30/06/2019

 

Recomendação GoalPoint*: clube do segmento alto.

 

* Recomendação GoalPoint

A recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)

Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)

Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia

Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Liga dos principais campeonatos europeus

Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)