Jack Grealish tem 20 anos e nasceu na Irlanda, pais pelo qual já conta com seis internacionalizações pelos sub-21 embora se prepare para desiludir os seus compatriotas passando a alinhar pela Inglaterra. O extremo joga actualmente no Aston Villa, clube onde fez toda a sua formação como jogador.

Apesar da juventude Jack soma já nesta temporada um total de sete jogos (592 minutos) nas várias competições a que foi chamado (Premier, League Cup e Premier Sub-21), totalizando dois golos e uma assistência (um dos golos no escalão máximo inglês).

ESQUERDINO DE EXCELÊNCIA

Jack tem um pé esquerdo “de outro mundo”, com um drible curto e desconcertante, sempre pronto a desequilibrar o adversário com uma das suas fintas diabólicas. Grealish pode jogar como “dez” ou como extremo, sendo parece render mais no centro (apesar de lhe ser atribuída a posição de extremo como preferência), onde rubricou as suas melhores exibições neste início de época.

O irlandês é rápido e ágil, aguenta bem o choque dos adversários, sendo aquele tipo de jogador “irritante” que parece escapar com desenvoltura desafiadora às tentativas de derrube. Para lá da “vertente dribladora” Grealish tenta frequentemente o remate (duas vezes por jogo, em média).

PONTOS FORTESPONTOS DE MELHORIA
CruzamentosPosicionamento na fase defensiva
Remate meia-distânciaRecuperação de posição após perda de bola
Controlo da bolaPressing orientado em bloco com equipa
Drible
Criatividade
Velocidade

MENTALIDADE VS. CRESCIMENTO

A displicência defensiva de Grealish é claramente um dos seus pontos de melhoria, caso queira cumprir todo o potencial que promete. A marcação e a cooperação no pressing colectivo ao adversário são tarefas das quais o jovem irlandês abdica frequentemente.

https://www.youtube.com/watch?v=FZ4Uf9gaaYY

O Aston Villa tem neste irlandês uma “pérola” que pode crescer muito, sobretudo se converter a sua mentalidade rebelde num ponto forte, ajudando-o ainda mais no seu jogo. Se a isto somar uma maior abnegação no apoio aos colegas na missão defensiva Grealish pode tornar-se um caso sério do futebol britânico.

Nome: Jack Grealish
Clube: Aston Villa (Premier League)
Nacionalidade: Irlandesa/Inglesa
Nascimento: 10-09-1995 (20 anos)
Posição: Extremo/médio-ofensivo
Pé preferencial: Esquerdo
Altura: 1,75m
Peso: 69 kg
Valor de mercado: Aprox. 4,5 milhões de euros
Contrato até: 30/06/2018

Recomendação GoalPoint*: clube do segmento alto que aposte em jovens.

 

* Recomendação GoalPoint

a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)

Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)

Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia

Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Liga dos principais campeonatos europeus

Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)