Scouting: Bruno Fernandes, “maestro” em ascensão

-

O português vai-se afirmando na Serie A num clube que dá oportunidades a jovens talentos vindos de fora de Itália
O português vai-se afirmando na Serie A num clube que dá oportunidades a jovens talentos vindos de fora de Itália

Com 20 anos feitos em Setembro, Bruno Fernandes é já um dos pilares dos italianos da Udinese, equipa mundialmente reconhecida pela sua extensa rede de scouting, e que tem encontrado talentos um pouco por todos os continentes.

Classe

Com uma técnica muito forte a nível do controlo da bola e recepção, Bruno Fernandes tem ainda uma boa visão de jogo e criatividade fantástica, que fazem dele o verdadeiro “maestro” do futebol ofensivo da sua equipa. Não se trata de um trequartista puro, pois muitas vezes vemos Bruno a descair para uma das alas ou quase a jogar como médio-centro.

Destaca pela inteligência, sobretudo nas movimentações de rotura, assim como na qualidade e nível de dificuldade dos seus passes, que atingem uma percentagem de eficácia de 76,1%. Tenta muitas vezes a entrega em desmarcação para os avançados ou alas da sua equipa e tem uma qualidade de passe curto muito boa, que aliada à técnica de drible e controlo de bola em progressão, fazem dele um médio de grande qualidade.

Faz ainda cerca de 21,9 passes por jogo e tem já dois golos pelo seu clube, sendo o último um tento de belo efeito contra o Inter de Milão.

É um jogador que, apesar de franzino, aguenta bem o duelo físico e segura bem a bola: é desarmado cerca de duas vezes por jogo e tem apenas 13 perdas de bola por partida. Tem ainda uma técnica muito acima da média, mesmo no um-contra-um.

Em crescendo

Sendo ainda um jovem de 20 anos, Bruno tem claramente aspectos a melhorar. Tem uma eficácia de remate de apenas 38,5% e um aproveitamento em golo de apenas 15,4%. Números bastante modestos para um jogador cuja posição definitiva será a de médio-ofensivo-centro, pelo que necessita claramente de rematar mais vezes à baliza adversária.

É também um jogador que peca no capítulo aéreo, pois ganhou apenas 28,6% dos duelos neste aspecto do jogo. Sendo que tem apenas 1,73m de altura, não é um jogador que se espere ganhar muitas bolas pelo ar, contudo pode ainda ter evolução neste sentido.

Bruno Fernandes é um jogador com grande potencial. Não muito rápido, por isso Itália é o palco perfeito para continuar a evoluir e melhorar ainda mais as suas capacidades técnico-tácticas. Trata-se de um “cérebro” do meio-campo, com um posicionamento táctico bastante bom e que, se melhorar a resistência e musculatura, pode se tornar-se num dos valores mais apreciados e desejados do Calcio.

Nome: Bruno Fernandes
Clube: Udinese (Itália)
Nacionalidade: Portuguesa
Nascimento: 1994-09-08 (20 anos)
Posição: Médio-Ofensivo
Pé preferencial: Direito
Altura: 1,71m
Peso: 63 kg
Valor de mercado: 8-10M€
Contrato até: Junho de 2018

Recomendação GoalPoint*: clube do segmento alto que aposto em jovens.

 

* Recomendação GoalPoint
a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)
Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)
Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia
Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Liga dos principais campeonatos europeus
Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)

Miguel Pontes
Miguel Pontes
Engenheiro civil de formação, actualmente na Deloitte, tem dado sequência à sua paixão pela vertente técnica e táctica do futebol, com passagens pelo CF Benfica (Scouting), SG Sacavenense (como técnico adjunto nos sub19 e posteriormente na área de scouting) e colaborações com a Belenenses SAD e diversos agentes.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR