Scouting: Deyverson, o “arranha-ceús” de Belém

Em mais uma análise de Scouting GoalPoint, desta feita olhamos para um ponta-de-lança que tem dado cartas no revigorado Belenenses.

o jovem avançado brasileiro tem tido forte influência na boa campanha do Belenenses na Liga (foto: J. Trindade)
o jovem avançado brasileiro tem tido forte influência na boa campanha do Belenenses na Liga (foto: J. Trindade)

Deyverson é um jovem avançado brasileiro de somente 23 anos, que tem explodido nesta época 2014/2015 no Belenenses. Jogador que começou nos brasileiros do Mangaratibense, foi depois recrutado pelo SL Benfica, onde esteve uma época na equipa B.

Técnica à altura

Tem sido sempre titular no clube da Cruz de Cristo e tem sido o “abono de família” do treinador Litos, com sete golos em dez jogos na Liga e exibições de grande qualidade. Sendo que o SL Benfica ainda possui direitos sobre o jogador, quem sabe se ainda veremos o jovem avançado de novo no clube “encarnado”, desta vez para tentar agarrar um lugar na equipa principal… Até lá, este talento “canarinho” vai agarrando a oportunidade que lhe deram no Belenenses para demonstrar que é um atacante para outros voos.

Com uma percentagem de remates acertados de 66,7%, o ponta-de-lança tem uma técnica de remate bastante boa, aproveitando sempre que tem o mínimo de espaço. Com facilidade em controlar a bola, Deyverson vira-se rapidamente para a baliza tentando bastantes vezes o golo.

É um jogador que pode actuar no apoio a um segundo avançado mais móvel e que gosta bastante de descair para os corredores laterais. É muito forte na protecção do esférico e tem um excelente equilíbrio e domínio da bola. A nível técnico tem uma condução de bola muito aceitável e um bom drible tendo em conta a sua estatura. Possui, igualmente, um jogo aéreo muito bom, sendo muito forte no cabeceamento, pelo que ganha cerca de 63,3% dos duelos aéreos com os adversários. Outro dado interessante é que consegue arrancar cerca de 2,1 faltas por jogo.

Em maturação

Por ter apenas 23 anos, este jovem avançado tem ainda pela frente cerca de dois/três anos de evolução sempre em crescendo. Com uma velocidade reactiva não muito boa e alguma falta de clarividência no posicionamento contra equipas que joguem mais fechadas, caso melhore estes aspectos, Deyverson poderá ter condições para actuar num clube de maior dimensão que o mítico emblema do Restelo.

Tem ainda uma qualidade de passe razoável, mas sendo forte a segurar a bola podia melhorar nos passes de rotura para os colegas. Faz cerca de 0,7 passes para ocasião por jogo.

Avaliado em cerca de 600 mil euros, Deyverson constituí uma opção interessante para os maiores clubes nacionais ou até para um clube estrangeiro que procura um ponta-de-lança alto e forte tecnicamente.

Nome: Deyverson Acosta
Clube: Belenenses  (Portugal)
Nacionalidade: Brasileira
Nascimento: 1991-05-08 (23 anos)
Posição: Avançado
Pé preferencial: Esquerdo
Altura: 1,89m
Peso: 82 kg
Valor de mercado: 600-800 mil euros
Contrato até: Junho, 2017

Recomendação GoalPoint*: clube do segmento médio/alto.

 

* Recomendação GoalPoint
a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)
Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)
Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia
Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Liga dos principais campeonatos europeus
Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)