Scouting: Gonçalo Guedes, a jóia “encarnada”

Gonçalo Guedes é uma das mais proeminentes "promessas" do futebol nacional. Analisamos um jovem "encarnado" sobre o qual recaem atenções e elevadas.expectactivas.

Gonçalo Guedes estreou-se pela equipa principal do Benfica na Covilhã
Gonçalo Guedes estreou-se pela equipa principal do Benfica na Covilhã

Gonçalo Guedes é um jovem de apenas 18 anos que alinha no Benfica B e que tem dado que falar nas últimas épocas, quer nos escalões de formação dos “encarnados”, quer agora na sua segunda equipa das “águias”.

Potência e Técnica

Apesar de ainda possuir idade de júnior, Guedes tem já nesta época de 2014/2015 um jogo realizado pela equipa principal do SL Benfica, na Taça de Portugal, e 14 jogos pela equipa secundária dos “encarnados”, onde regista um total de três golos e sete assistências.

O jovem benfiquista joga preferencialmente como extremo-esquerdo, mas pode actuar quer no corredor direito, quer no centro, atrás do ponta-de-lança, como segundo avançado. Pelas características que tem exibido, poderá render mais como avançado interior, descaído numa das alas, do que como extremo puro. Tem um sentido de baliza fantástico e não se coíbe de rematar sempre que possível, não fosse ele dono de um poderoso pé direito.

É um jogador que assim que embala e ganha algum momento, é bastante difícil de travar, aliando a essa característica a uma técnica de drible apurada, uma qualidade de passe e visão de jogo fantásticas, e as suas sete assistências acima referidas são prova disso.

http://youtu.be/3ij-2KyDhYI

Diamante em bruto

Caso consiga no SL Benfica, nas próximas duas épocas, ganhar minutos e ter sempre, época após época, um novo estímulo competitivo, Gonçalo Guedes poderá representar para os “encarnados” uma mais-valia financeira muito importante no futuro e uma viragem face ao menor aproveitamento que o Benfica tem feito da sua formação. Gonçalo é já acompanhado pelos scouters dos principais colossos europeus, e será uma questão de tempo até este ser cobiçado pelos emblemas das principais Ligas europeias.

Porém, Guedes pode melhorar ainda aspectos como o seu posicionamento sem bola ou ainda a sua contribuição para o momento defensivo da equipa. O ganho de maior massa muscular seria algo que também contribuiria quer para a sua regularidade, resistência e explosão.

O jovem avançado é sem dúvida um dos mais empolgantes projectos de jogador em Portugal actualmente, com potencial para atingir grandes patamares no futebol mundial e talvez ser um dos futuros pilares da selecção nacional portuguesa. Técnica, inteligência, potência física e mentalidade forte são apenas algumas das características deste craque, de seu nome Gonçalo Guedes.

Nome: Gonçalo Guedes
Clube: Benfica/Benfica B (Portugal)
Nacionalidade: Portuguesa
Nascimento: 1996-11-29 (18 anos)
Posição: Avançado/Extremo
Pé preferencial: Direito
Altura: 1,78m
Peso: 64 kg
Valor de mercado: 6-8 M euros
Contrato até:

Recomendação GoalPoint*: clube do segmento alto, que apostem em jovens.

 

* Recomendação GoalPoint
a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)
Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)
Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia
Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Liga dos principais campeonatos europeus
Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)