Gerou grande expectativa e foi dado como um dos próximos “meninos bonitos” de La Masia mas Alejandro “Álex” Grimaldo é “reforço de inverno” do Benfica, onde ficará até 2021.

Grimaldo, de apenas 20 anos (1,70m), actuava até à data no Barcelona B, ocupando preferencialmente a posição de lateral-esquerdo, mas podendo fazer todo o corredor. O término do contrato a 30 de Junho de 2016 permite-lhe assim escolher o seu próximo destino, que parece ser a Luz, de acordo com as últimas notícias.

Álex cumpriu esta temporada 17 jogos, somando dois golos e feito ainda duas assistências sendo um nome com presença nos escalões de formação da selecção espanhola desde os Sub-16.

Técnica apurada

Grimaldo é um lateral ofensivo, que desde muito jovem brilhou ao serviço de clube e selecção, alimentando as elevadas expectativas que sobre ele recaem.

Jogador de pé esquerdo, dotado e matreiro na abordagem ao adversário, é também um ala de velocidade, factor que, na maioria das vezes, não afecta a qualidade com que conduz a bola e decide o próximo passo.

No plano defensivo Grimaldo é também competente, sobretudo tendo em conta a idade, demonstrando rapidez e disciplina na recuperação de posição após a perda de bola.

Uma das suas especialidades/particularidades passa pelas diagonais rumo ao centro do terreno, permitindo ao médio-centro que o acompanhe a exploração do jogo exterior. O cruzamento é, por outro lado, um pormenor a validar em Grimaldo: apesar da qualidade que imprime no passe longo o Barcelona não é, por definição, um contexto de recurso recorrente ao cruzamento clássico para a área pelo que a eventual chegada à Luz permitirá avaliar melhor a qualidade de execução e decisão do espanhol nesta acção de jogo.

O Benfica ganha com Grimaldo mais um potencial especialista para bolas paradas, sobretudo em livres frontais, lance no qual o jovem espanhol já mostrou serviço em Espanha.

Eis um resumo das principais valências e debilidades de Grimaldo, na nossa perspectiva:

PONTOS FORTESPONTOS DE MELHORIA
AceleraçãoDisputa de duelos áereos
VelocidadeRemate
Controlo de bolaPé direito
Drible
Passe longo
Agilidade
Bolas paradas

Subindo um patamar

Confirmada a contratação Rui Vitória ganha em Aléx Grimaldo um jogador com uma qualidade e potencial elevado para se afirmar rapidamente no corredor esquerdo, sobretudo tendo em conta a forma actual de Eliseu.

O jovem espanhol encontra também no Benfica um contexto ideal à afirmação das suas capacidades, seguindo o exemplo de outros “canteranos” que aproveitaram da melhor forma a sua passagem por Portugal, como são os casos de Javi Garcia e Óliver Torres.

Nome: Álex Grimaldo
Clube: SL Benfica
Nacionalidade: Espanhola
Nascimento: 1995-09-20 (20 anos)
Pé preferencial: Esquerdo
Altura: 1,70m
Peso: 70 kg
Valor de mercado: aprox. um milhão de euros
Contrato até: 30/06/2021

 

* Recomendação GoalPoint

a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)

Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)

Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia

Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Liga dos principais campeonatos europeus

Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)