Reforços: Grimaldo, seta com pés de veludo

-

Gerou grande expectativa e foi dado como um dos próximos “meninos bonitos” de La Masia mas Alejandro “Álex” Grimaldo é “reforço de inverno” do Benfica, onde ficará até 2021.

Grimaldo, de apenas 20 anos (1,70m), actuava até à data no Barcelona B, ocupando preferencialmente a posição de lateral-esquerdo, mas podendo fazer todo o corredor. O término do contrato a 30 de Junho de 2016 permite-lhe assim escolher o seu próximo destino, que parece ser a Luz, de acordo com as últimas notícias.

Álex cumpriu esta temporada 17 jogos, somando dois golos e feito ainda duas assistências sendo um nome com presença nos escalões de formação da selecção espanhola desde os Sub-16.

Técnica apurada

Grimaldo é um lateral ofensivo, que desde muito jovem brilhou ao serviço de clube e selecção, alimentando as elevadas expectativas que sobre ele recaem.

Jogador de pé esquerdo, dotado e matreiro na abordagem ao adversário, é também um ala de velocidade, factor que, na maioria das vezes, não afecta a qualidade com que conduz a bola e decide o próximo passo.

No plano defensivo Grimaldo é também competente, sobretudo tendo em conta a idade, demonstrando rapidez e disciplina na recuperação de posição após a perda de bola.

Uma das suas especialidades/particularidades passa pelas diagonais rumo ao centro do terreno, permitindo ao médio-centro que o acompanhe a exploração do jogo exterior. O cruzamento é, por outro lado, um pormenor a validar em Grimaldo: apesar da qualidade que imprime no passe longo o Barcelona não é, por definição, um contexto de recurso recorrente ao cruzamento clássico para a área pelo que a eventual chegada à Luz permitirá avaliar melhor a qualidade de execução e decisão do espanhol nesta acção de jogo.

O Benfica ganha com Grimaldo mais um potencial especialista para bolas paradas, sobretudo em livres frontais, lance no qual o jovem espanhol já mostrou serviço em Espanha.

Eis um resumo das principais valências e debilidades de Grimaldo, na nossa perspectiva:

[vc_table vc_table_theme=”simple”][align-center;bg#c0d6b3]PONTOS%20FORTES,[align-center;bg#ddcece]PONTOS%20DE%20MELHORIA|[bg#c0d6b3]Acelera%C3%A7%C3%A3o,[bg#ddcece]Disputa%20de%20duelos%20%C3%A1ereos|[bg#c0d6b3]Velocidade,[bg#ddcece]Remate|[bg#c0d6b3]Controlo%20de%20bola,[bg#ddcece]P%C3%A9%20direito|[bg#c0d6b3]Drible,[bg#ddcece]|[bg#c0d6b3]Passe%20longo,[bg#ddcece]|[bg#c0d6b3]Agilidade,[bg#ddcece]|[bg#c0d6b3]Bolas%20paradas,[bg#ddcece][/vc_table]

Subindo um patamar

Confirmada a contratação Rui Vitória ganha em Aléx Grimaldo um jogador com uma qualidade e potencial elevado para se afirmar rapidamente no corredor esquerdo, sobretudo tendo em conta a forma actual de Eliseu.

O jovem espanhol encontra também no Benfica um contexto ideal à afirmação das suas capacidades, seguindo o exemplo de outros “canteranos” que aproveitaram da melhor forma a sua passagem por Portugal, como são os casos de Javi Garcia e Óliver Torres.

Nome: Álex Grimaldo
Clube: SL Benfica
Nacionalidade: Espanhola
Nascimento: 1995-09-20 (20 anos)
Pé preferencial: Esquerdo
Altura: 1,70m
Peso: 70 kg
Valor de mercado: aprox. um milhão de euros
Contrato até: 30/06/2021

 

* Recomendação GoalPoint

a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)

Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)

Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia

Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Liga dos principais campeonatos europeus

Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)

Miguel Pontes
Miguel Pontes
Engenheiro civil de formação, actualmente na Deloitte, tem dado sequência à sua paixão pela vertente técnica e táctica do futebol, com passagens pelo CF Benfica (Scouting), SG Sacavenense (como técnico adjunto nos sub19 e posteriormente na área de scouting) e colaborações com a Belenenses SAD e diversos agentes.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR