Scouting: Harry Kane, um avançado moderno

Tendo em consideração as últimas exibições do Tottenham, olhamos para um jovem cuja qualidade poderá quebrar um paradigma no futebol inglês actual.

Harry Kane, Tottenham
Harry Kane, Tottenham

Harry Kane é um jovem jogador de 21 anos que actua no Tottenham da Premier League inglesa, joga preferencialmente como avançado-centro, mas faz com igual competência as posições de segundo-avançado ou mesmo avançado interior num dos corredores laterais. O jogador tem brilhado no decurso da primeira metade da época, atingindo o seu ponto maior ao dois golos no recente triunfo dos “spurs” sobre o Chelsea. Mas já antes mostrava qualidade acima da média.

Mudar o paradigma com classe

Nesta época de 2014/2015, Harry leva já sete golos e duas assistências em 16 jogos na Liga, e 17 tentos num total de 26 partidas em todas as competições, um número bastante bom para um jogador de apenas 21 anos que tem neste ano a sua época de afirmação no exigente futebol inglês.

Com 1,83m de altura, trata-se de um jogador com uma boa estrutura física, um equilíbrio bastante bom que, aliado a uma óptima técnica de recepção de bola e controlo da mesma, fazem dele um avançado difícil de tirar a bola. Tem cerca de 2,1 perdas de bola por jogo, número muito bom. A nível de remate este é também um jogador bastante activo, pois dispara cerca de 2,4 vezes por jogo, com uma eficácia de enquadramento de 53,8%, e que pode ainda melhorar na sua pontaria.

Harry Kane tem duas características muito raras no típico ponta-de-lança britânico. Trata-se de um avançado de classe, de elevada técnica de drible. É também um jogador muito inteligente em campo, que foge muito bem à marcação individual e que explora de forma exemplar os espaços vazios.

http://youtu.be/Ms7tpX5nfV8

Valorização abrupta

Após alguns empréstimos, nomeadamente ao Leyton Orient, Milwall, Norwich City e Leicester City, Harry Kane parece agora ter atingido um estado de maturação no seu jogo que lhe permite ser titular do Tottenham. Tem gozado da confiança e ajuda de Maurício Pochettino, que vê neste jogador um raro diamante, que pode inclusive vir a ser o futuro do ataque de Inglaterra nas próximas competições internacionais.

Sendo que é ainda um jogador bastante jovem para avançado, Kane está apenas no início da carreira, tendo portanto ainda cerca de sete a oito anos ao mais alto nível, podendo melhorar e evoluir em certos aspectos. A nível de duelos aéreos ganha apenas 26,3% deles, e tem valores fracos quanto aos passes para ocasião, com pobres 0,6 por jogo.

Com o estímulo competitivo que tem numa das melhores Ligas do Mundo, e com a ajuda do bom treinador que Pochettino tem demonstrado ser, e com a titularidade na mão, Harry Kane tem tudo para vir a ser o “next big thing” no Reino Unido. Um jogador com muita técnica, boa tomada de decisão e um potencial enorme.

Clube: Tottenham (Inglaterra)
Nacionalidade: Inglesa
Nascimento: 1993-07-28 (21 anos)
Posição: Avançado
Pé preferencial: Direito
Altura: 1,83m
Peso: 75 kg
Valor de mercado: 8-12M euros
Contrato até: 30/06/2019

Recomendação GoalPoint*: clube do segmento alto, que aposte em jovens.

 

* Recomendação GoalPoint
a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)
Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)
Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia
Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Liga dos principais campeonatos europeus
Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)