Scouting: Iuri Medeiros, ouro “verde-e-branco”

-

Iuri Medeiros, jogador do Sporting CP emprestado em Janeiro ao Arouca
Iuri Medeiros, jogador do Sporting CP emprestado em Janeiro ao Arouca

Iuri Medeiros é um atleta de 20 anos natural dos Açores, que fez a primeira metade da época na equipa secundária do Sporting e transferiu-se neste mercado de Inverno para o Arouca a título de empréstimo.

Técnica acima da média

Em 2014/2015 Iuri leva dois golos num total de 18 partidas pelo Sporting B. Trata-se de um internacional Sub-21 por Portugal, sendo que tem já um longo percurso nas selecções jovens lusas.

Iuri joga principalmente como segundo avançado ou médio-ofensivo centro, mas pode também actuar nos corredores como extremo. É um canhoto com uma excelente qualidade técnica, um drible curto, muito forte no um-para -um e possui uma boa velocidade na condução da bola.

O jovem “leão tem também um óptimo remate de meia distância, que transparece ainda mais nas suas diagonais para o centro do terreno, mostrando criatividade e propensão para o passe de rotura de maior grau de dificuldade.

Mentalidade

A oportunidade de melhoria mais evidente para Iuri não passa pelo que faz com os pés mas sim pela mentalidade, um factor que poderá já ter atrasado a sua evolução e afirmação. Medeiros é um jogador com uma personalidade muito forte, que necessita de encontrar uma maior estabilidade de modo a poder atingir todo o potencial que indicia. O recente empréstimo ao Arouca será essencial para Iuri atingir um maior grau de maturação e assim alcançar outro nível, compatível com o talento que demonstra, ao nível dos melhores jogadores que a academia leonina ofereceu.

Uma característica muito interessante deste jovem açoriano é a excepcional “raça” com que se entrega ao jogo. Luta com bastante persistência nos lances e, apesar de algo franzino, a sua agressividade muitas vezes prevalece nas bolas divididas.

Iuri Medeiros é um nome a seguir para a segunda metade da época. O empréstimo ao clube comandado por Pedro Emanuel pode ser absolutamente fulcral no desenvolvimento deste jovem craque, que tudo tem para vir a ser um jogador de nível internacional.

Nome: Iuri Medeiros
Clube: Arouca (empréstimo pelo Sporting CP)
Nacionalidade: Portuguesa
Nascimento: 1994-07-10 (20 anos)
Posição: Extremo, segundo-avançado
Pé preferencial: Esquerdo
Altura: 1,74m
Peso: 66 kg
Valor de mercado:1,5-3M euros
Contrato até: 30/06/2019

Recomendação GoalPoint*: clube do segmento alto, que apostem em jovens.

 

* Recomendação GoalPoint
a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)
Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)
Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia
Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Liga dos principais campeonatos europeus
Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)

Miguel Pontes
Miguel Pontes
Engenheiro civil de formação, actualmente na Deloitte, tem dado sequência à sua paixão pela vertente técnica e táctica do futebol, com passagens pelo CF Benfica (Scouting), SG Sacavenense (como técnico adjunto nos sub19 e posteriormente na área de scouting) e colaborações com a Belenenses SAD e diversos agentes.
GoalPoint

GRÁTIS
BAIXAR