Scouting: Iuri Medeiros, ouro “verde-e-branco”

Aproveitando a recente transferência para o Arouca, olhamos para um jovem cujo talento inato surge a cada jogada.

Iuri Medeiros, jogador do Sporting CP emprestado em Janeiro ao Arouca
Iuri Medeiros, jogador do Sporting CP emprestado em Janeiro ao Arouca

Iuri Medeiros é um atleta de 20 anos natural dos Açores, que fez a primeira metade da época na equipa secundária do Sporting e transferiu-se neste mercado de Inverno para o Arouca a título de empréstimo.

Técnica acima da média

Em 2014/2015 Iuri leva dois golos num total de 18 partidas pelo Sporting B. Trata-se de um internacional Sub-21 por Portugal, sendo que tem já um longo percurso nas selecções jovens lusas.

Iuri joga principalmente como segundo avançado ou médio-ofensivo centro, mas pode também actuar nos corredores como extremo. É um canhoto com uma excelente qualidade técnica, um drible curto, muito forte no um-para -um e possui uma boa velocidade na condução da bola.

O jovem “leão tem também um óptimo remate de meia distância, que transparece ainda mais nas suas diagonais para o centro do terreno, mostrando criatividade e propensão para o passe de rotura de maior grau de dificuldade.

Mentalidade

A oportunidade de melhoria mais evidente para Iuri não passa pelo que faz com os pés mas sim pela mentalidade, um factor que poderá já ter atrasado a sua evolução e afirmação. Medeiros é um jogador com uma personalidade muito forte, que necessita de encontrar uma maior estabilidade de modo a poder atingir todo o potencial que indicia. O recente empréstimo ao Arouca será essencial para Iuri atingir um maior grau de maturação e assim alcançar outro nível, compatível com o talento que demonstra, ao nível dos melhores jogadores que a academia leonina ofereceu.

Uma característica muito interessante deste jovem açoriano é a excepcional “raça” com que se entrega ao jogo. Luta com bastante persistência nos lances e, apesar de algo franzino, a sua agressividade muitas vezes prevalece nas bolas divididas.

Iuri Medeiros é um nome a seguir para a segunda metade da época. O empréstimo ao clube comandado por Pedro Emanuel pode ser absolutamente fulcral no desenvolvimento deste jovem craque, que tudo tem para vir a ser um jogador de nível internacional.

Nome: Iuri Medeiros
Clube: Arouca (empréstimo pelo Sporting CP)
Nacionalidade: Portuguesa
Nascimento: 1994-07-10 (20 anos)
Posição: Extremo, segundo-avançado
Pé preferencial: Esquerdo
Altura: 1,74m
Peso: 66 kg
Valor de mercado:1,5-3M euros
Contrato até: 30/06/2019

Recomendação GoalPoint*: clube do segmento alto, que apostem em jovens.

 

* Recomendação GoalPoint
a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)
Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)
Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia
Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Liga dos principais campeonatos europeus
Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)