Scouting: João Teixeira, “patrão” à espera de espaço

A partir de Janeiro tudo indica que João Teixeira irá ter um papel de maior destaque no plantel principal do Benfica, e o GoalPoint aproveita o momento para analisar as características deste jovem promissor.

João Teixeira, SL Benfica
João Teixeira, SL Benfica

João Teixeira tem apenas 20 anos, tem actuado na Segunda Liga ao serviço do Benfica B, onde já leva dez jogos, somando dois golos e duas assistências.

Visão e técnica

Teixeira actua no meio-campo, maioritariamente como número 8, ou seja como médio box-to-box. Nas transições demonstra excelente visão de jogo e gestão do ritmo do mesmo. Pode ainda jogar como “trinco”, visto que é muito forte na recuperação de bola, quer no desarme, quer no pressing, ganhando a maioria dos duelos físicos apesar de ser um atleta relativamente franzino.

A nível técnico é muito evoluído, tem uma qualidade de passe curto e longo muito boa, é um jogador com boa capacidade para efectuar passes de rotura para os seus colegas e tem ainda a maturidade e inteligência para, quando é preciso, jogar de forma simples e eficaz.

A nível mental possui bons atributos, é calmo, agressivo na medida necessária e muito maduro a jogar. Tem, a nível evolutivo, capacidades para ser uma peça importante no meio-campo.

Afirmação

Apesar de até já ter feito um jogo na Liga dos Campeões este ano, João Teixeira necessita claramente de competição na Primeira Liga portuguesa. A oportunidade que Jorge Jesus lhe irá dar a partir de Janeiro irá, sem dúvida, ser benéfica, quer para o jogador – que ganha um novo estímulo -, quer para o treinador, que ganha um jovem de enorme qualidade e potencial.

Pode ainda melhorar certos aspectos do seu jogo, apesar de ser um atleta muito móvel e com uma dinâmica muito interessante no terreno. Na aproximação à área adversária pode ser mais rematador ou ainda mais ofensivo. Necessita de ganhar alguma massa muscular, quer para um aumento da resistência, quer também para um aumento da velocidade reactiva.

Jorge Jesus e o universo benfiquista têm em João Teixeira uma pérola para o meio-campo, que pode vir a dar num jogador de grande nível. Possui todo o potencial para vir a jogar numa Liga europeia de topo ou mesmo assumir-se como o grande “patrão” do centro do terreno na Luz.

Nome: João Teixeira
Clube: Benfica/Benfica B (Portugal)
Nacionalidade: Portuguesa
Nascimento: 1994-02-06 (20 anos)
Posição: Médio-centro
Pé preferencial: Direito
Altura: 1,78m
Peso: 70 kg
Valor de mercado: 1-2M euros
Contrato até:

Recomendação GoalPoint*: clube do segmento alto, que aposte em jovens.

 

* Recomendação GoalPoint
a recomendação GoalPoint consiste no perfil de clube destino que a GoalPoint Partners considera mais adequado ao desenvolvimento e confirmação do potencial do jogador no momento de carreira em que é por nós analisado. Eis a definição dos segmentos abordados.

Segmento alto – equipas que lutam pelo título nas cinco principais Ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, França e Alemanha)
Segmento médio/alto – equipas que disputam as cinco principais Ligas europeias e/ou disputam o título nas Ligas de projecção europeia (Holanda, Portugal, Bélgica, Grécia, Turquia, Rússia, Suíça)
Segmento médio – equipas que disputam Ligas de projecção europeia
Segmento médio/baixo – equipas que disputam a permanência nas Ligas de projecção europeia ou a segunda Liga dos principais campeonatos europeus
Segmento baixo – equipas que disputam a segunda Liga nas Ligas de projecção ou quaisquer outras Ligas europeias (que não as principais ou de projecção)